Psi
online

Superproteção dos pais

09/07/2019 - 08h00Por: Sulbahianews/Gleide de Sousa

A superproteção dos pais pode causar até estresse na criança. É o que nos diz o especialista Marcos Meier. Segundo ele, a criança, ao tentar fazer algo novo como caminhar, correr, entre outros, os pais impedem que isso ocorra com medo da criança cair e se machucar. No entanto, é claro que pode cair e se machucar, isso é normal. É mais importante que ela corra e a partir disso desenvolva a musculatura do seu corpo, do que uma criança que não corre e daí não machuca, mas não se desenvolve.

É impossível livrar os filhos das frustrações que ele irá encontrar em torno da vida. Ao mesmo tempo é compreensível que os pais tentem ao máximo protegê-lo das dores e sofrimentos do mundo real. Embora isso seja importante, é bom saber que preparar os filhos para enfrentar as frustrações da vida é tão importante quanto. Não importa se você tenha uma vida financeira estável ou não. Em algum momento você irá viver uma situação de frustração.

A proteção é importante para a vida do seu filho como, por exemplo, a criança que tenta mexer com fogo, objetos cortantes etc. Mas, a superproteção é quando os pais tentam colocar seus filhos numa espécie de bolha para tentar protegê-los de qualquer sofrimento. É possível evitar o sofrimento? Sabemos que não. E a maneira como enfrentemos os sofrimentos que são inerentes a vida depende das ferramentas que dispomos para lidar com a frustração.

Os pais podem ajudar os filhos na construção de sua autonomia. Como, ao ir à padaria pedirem para que os pequenos façam isso e ficarem de longe observando. Para que aos poucos a criança e os pais vão construindo essa autonomia e confiança.

Estamos vivendo um momento em que o sofrimento é constantemente negado e não pode ser acessado. Mas, o sofrimento, as dores, as frustrações são parte da vida. E não há como evitar que isso ocorra. Cabe aos pais ajudar seus filhos a terem suporte e ferramentas para enfrentarem essas situações.

Se esse texto te ajudou de alguma maneira, compartilhe, curta e comente! Sua opinião é muito importante para mim.

PARA SABER MAIS ACESSE:

Gleide de Sousa.

  • Psicóloga Clínica CRP 03/19354;
  • Pós – graduanda em Psicologia Organizacional (FDA)
  • Podem mandar dúvidas ou sugestões para o e-mail: gleidegs22@gmail.com
  • Facebook Gleide Sousa
  • Ou pelo Instagram: @gleide_sousa_psicologa

Deixe seu comentário
Coluna
Psi Online

Olá! Eu sou Gleide. Bacharel em Psicologia. Esse ambiente é dedicado a gerar informação, educação, reflexão de conteúdos que fazem parte da vida do ser humano. A ideia dessa coluna é ter um espaço onde possamos falar sobre os mais variados assuntos, como comportamento, autoconhecimento, relacionamento, saúde mental, ansiedade, depressão, entre outros. Teremos conteúdos semanais aqui no Sulbahianews para que você tenha a oportunidade de se conhecer e compreender um pouco sobre você e o outro.

Veja mais textos