27 anos

Projeto Baleia Jubarte celebra 27 anos com festa na Bahia

08/10/2015 - 14h50Por: Sulbahianews/Ascom

O mês de outubro marca a chegada de mais uma primavera do Projeto Baleia Jubarte, patrocinado pela Petrobras através do programa Petrobras Socioambiental. E para celebrar os quase trinta anos de luta pela conservação destes animais, a cidade de Caravelas (BA) vai ser palco da XIII Semana Cultural da Baleia Jubarte – 27 anos do Projeto Baleia Jubarte –, entre os dias 8 e 11 de outubro.

Toda a celebração vai acontecer na quadra municipal de Caravelas com uma programação aberta ao público. Quem for prestigiar as comemorações do Projeto, vai poder participar de atividades voltadas à educação ambiental e cultura. Durante os dias de evento, uma feira de artesanato, comidas e bebidas típicas, será instalada no espaço da antiga Feira Orgânica da cidade.

Os festejos acontecem com o apoio da Prefeitura de Caravelas, responsável por ceder o espaço e por parte da infraestrutura. O grupo de capoeira Malícia, antigo parceiro do Projeto Baleia Jubarte, também apoia o evento.

PROGRAMAÇÃO

08/10 (quinta-feira):

8h às 12h e das 13h às 16h – Oficina de Pintura Arte Marinha com o artista plástico Alexandre Huber (SP) – Escola Alegria do Povo, em Barra de Caravelas;

09/10 (sexta-feira):

8h às 12h e das 13h às 16h – Oficina de Pintura Arte Marinha com o artista plástico Alexandre Huber (SP) – Escola Alegria do Povo, em Barra de Caravelas;

18h – Abertura do XIV Encontro Nacional de Capoeira com o grupo Capoeira Malícia;

19h – Roda de capoera infantil;

20h – Roda de capoeira;

21h – Apresentação institucional;

22h – Show do cantor Neto Galdino;

10/10 (sábado)

0h – Show do grupo Café Pequeno;

8h às 12h – Palestra com Mestre Máximo sobre Zuavos (escravos negros libertos da Bahia) – Auditório do Colégio Polivalente de Caravelas; Aula de Dança Afro com Lilia Afro e Simone dos Anjos; Aulão de Maculele com Mestre Saruê; Curso com Mestre Boa Gente sobre Teoria e Prática da Capoeira;  Apresentação do Projeto Capoeira Estudante e apresentação dos mestres convidado; Apresentação da Orquestra de Berimbaus;

16h – Batizado e troca de corda dos alunos;

18h30 – Samba de roda;

19h30 – Apresentação de Maculele;

21h – Apresentação institucional;

22h – Show da banda Los Barrut’s;

00h – Show da banda Consciência Roots;

11/10 (domingo):

10h – Encerramento com roda de capoeira – Praia do Grauça;

21h – Apresentação institucional;

22h – Show da banda Bahia Odora;

00h – Show de Caio Magno.

PROJETO BALEIA JUBARTE

Ao longo de 27 anos o Projeto Baleia Jubarte tem como compromisso a conservação de baleias e golfinhos, além de manter uma rede de contatos e colaboradores em todo o mundo e, desde 1996, o projeto conta com o importante patrocínio da Petrobras para realizar suas ações de pesquisa, educação ambiental, e fomento de políticas públicas.

Entre as principais atividades de pesquisa do Projeto Baleia Jubarte estão os estudos da distribuição e do crescimento da espécie ao longo da costa e das migrações e a avaliação de fatores que podem afetar a saúde da população de baleias. Estas informações são obtidas através de técnicas de fotoidentificação, análises genéticas e comportamentais, bem como censos aéreos, uso de drones e outras metodologias específicas para a observação de cetáceos.

Durante todo o ano o Projeto Baleia Jubarte, por meio do Programa de Resgate de Mamíferos Aquáticos, monitora os encalhes de baleias e golfinhos no litoral da Bahia e Espírito Santo. O Programa oferece total assistência aos animais que encalham com vida nas praias e, no caso dos que encalham sem vida, descobrem a causa da morte.

SOBRE

O Projeto Baleia Jubarte é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Ele faz parte da Rede Biomar, junto com os projetos Albatroz, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Tamar. Todos patrocinados pela Petrobras, eles atuam de forma complementar na conservação da biodiversidade marinha do Brasil, trabalhando nas áreas de proteção e pesquisa das espécies e dos habitats relacionados. As ações do Projeto Baleia Jubarte são realizadas pelo Instituto Baleia Jubarte. Mais informações na página www.facebook/ibaleiajubarte e no site www.baleiajubarte.org.br/projetobaleiajubarte.


Deixe seu comentário