Bahia

Litoral baiano tem previsão de passagem de 20 mil baleias jubarte

10/07/2019 - 08h58Por: Sulbahianews/Siara Oliveira

As cidades Prado, Alcobaça, Caravelas, Nova Viçosa e Mucuri, compõe a região da Costa das Baleias, lugar escolhido pelas baleias jubartes para acasalar e se reproduzir.

Cerca de 20 mil baleias devem passar pelo litoral da Bahia durante a temporada de reprodução das jubartes, entre os meses de julho e outubro. A estimativa é feita por pesquisadores do Projeto Baleia Jubarte.

Durante a temporada os turistas de diversos lugares visitam o litoral baiano para presenciar o show de acrobacias das jubartes.

As baleias Jubarte, vindas da Antártida, viajam cerca de dois meses até encontrarem as águas mornas e tranquilas, e neste período os pesquisadores notam uma tendência de crescimento do número de encalhes.

De acordo com o Projeto Baleia Jubarte, em 2018 foram registrados 101 encalhes ao longo da costa brasileira. A previsão para este ano é de que os registros de encalhe sejam entre 102 e 131 casos, sendo que são raros os casos em que as baleias encalham vivas nas praias.

Os pesquisadores alertam ainda que vários casos de encalhe e morte de jubartes ocorrem por conta dos impactos humanos. Dentre os principais problemas enfrentados pelos animais estão as redes de pesca e a colisão nas embarcações.

Para criar estratégias de prevenção dos encalhes das jubartes, o projeto tem uma equipe especializada que faz necropsias nas baleias, para ajudar a determinar a causa das mortes. Além disso, o projeto também faz atividades educativas e culturais.

Para ajudar os animais encalhados, o Projeto Baleia Jubarte tem atuação com telefones de emergência, que também recebe ligação a cobrar.

Caravelas: (73) 3297-1340 (em horário comercial, de segunda a sexta-feira) e (73) 98802-1874 (WhatsApp 24h)

Praia do Forte: (71) 3676-1463 (em horário comercial, de segunda a sexta-feira) e (71) 981542131 (WhatsApp 24h)


Deixe seu comentário