Psi
online

Frustração

25/06/2019 - 08h00Por: Sulbahianews/Gleide de Sousa

Não há como fugir da frustração, teremos que lidar com ela em vários momentos de nossas vidas. Frustração é quando algo que você deseja, acaba não acontecendo da forma como você gostaria que acontecesse. Você cria expectativa sobre algo, mas as coisas não ocorrem conforme seu desejo.

Por isso, é importante que os pais saibam dizer não à seus filhos. Não apenas porque querem dizer não. Mas, porque é na infância que aprendemos a lidar com a frustração. Então, o ato de dizer não a um filho, é um ato de amor. Pois, você estará ajudando ele a lidar com a frustração, que o acompanhará por toda a vida. Não é possível garantir que nossos filhos tenham tudo. Até porque esse “tudo” que queremos dá aos filhos, talvez não seja o que eles precisam.

A vida é cheia de incertezas e frustrações, sabemos disso. Existem situações que podemos escolher, que podemos nos localizar de formas diferentes. Porém, há situações que são da vida, não dependem da nossa vontade. Não podemos garantir que a pessoa que amamos irá nos amar, não temos certeza se aquela entrevista de emprego que fizemos, iremos ser contratados. Entre tantas outras situações do cotidiano que nos vemos diante de expectativas podem ser quebradas.

A sociedade nos leva a acreditar que é possível ter acesso a um sucesso permanente a qualquer custo. No entanto, nem todos conseguem chegar ao auge do sucesso, da felicidade, etc.. E mesmo para os que chegam, também terão que lidar com algum tipo de frustração na vida.

A frustração pode ser encarada como um momento de crescimento e uma possibilidade de se reinventar diante do ocorrido. Como por exemplo, o término de um relacionamento, a demissão de um trabalho, o afastamento de um amigo, entre outros.

Se esse texto te ajudou de alguma maneira, compartilhe, curta e comenta! Sua opinião é muito importante para mim.

PARA SABER MAIS ACESSE:

Gleide de Sousa.

Psicóloga Clínica CRP 03/19354;

  • Pós – graduanda em Psicologia Organizacional (FDA)
  • Podem mandar dúvidas ou sugestões para o e-mail: gleidegs22@gmail.com
  • Facebook Gleide Sousa
  • Ou pelo Instagram: @gleide_sousa_psicologa

Deixe seu comentário
Coluna
Psi Online

Olá! Eu sou Gleide. Bacharel em Psicologia. Esse ambiente é dedicado a gerar informação, educação, reflexão de conteúdos que fazem parte da vida do ser humano. A ideia dessa coluna é ter um espaço onde possamos falar sobre os mais variados assuntos, como comportamento, autoconhecimento, relacionamento, saúde mental, ansiedade, depressão, entre outros. Teremos conteúdos semanais aqui no Sulbahianews para que você tenha a oportunidade de se conhecer e compreender um pouco sobre você e o outro.

Veja mais textos