Teixeira
de freitas

Equipe multiprofissional realiza primeiro parto planejado domiciliar em Teixeira

18/07/2019 - 15h23Por: Vida Diária/Fotos: Quedma Ribeiro

Na manhã desta segunda-feira, 15, aconteceu em Teixeira de Freitas o primeiro parto planejado domiciliar, um momento histórico. Toda uma equipe multiprofissional esteve disponível na casa da paciente, a qual sempre teve o desejo de ter esse tipo de parto, e deram todo o suporte e segurança para que tudo ocorresse bem.

De acordo com a mãe, Larissa Leal Meira Lima, de 24 anos de idade, “desde a primeira gravidez sempre tive a vontade de ter um parto mais humanizado, respeitável e possível. Na primeira gravidez não fiz porque não tinha este tipo de acompanhamento. Eu procurei a Luana, e ela logo me incentivou, então procurei o Dr. Rodrigo para o acompanhamento e já fomos organizando todo esse processo. Eu pesquisei muito, principalmente, com relação ao empoderamento da mulher. A gravidez foi de baixo risco e a Nina (Meira Lima) nasceu com 38 semanas exatas, 3,2 kg e 43 centímetros. Eu me sinto tranquila, nem parece que eu tive um parto, o qual foi realizado dentro de uma piscina inflável”, relatou Larissa.

À princípio, o marido de Larissa e pai da Nina, Gerli Junior, de 29 anos, achou a ideia muito precipitada, mas ele logo confiou no desejo da mulher e no trabalho de toda a equipe. “Agradeci a Deus e fiquei muito feliz com tudo que aconteceu, ocorreu tudo de forma bem tranquila, só de lembrar me emociono”, disse ele.

O pai também teve uma participação bem ativa no parto, porque foi ele quem cortou o cordão umbilical.

Segundo a enfermeira obstetra e doula, Luana Silva, “foi uma experiência profissional única e maravilhosa. Eu e toda a equipe sempre sonhamos com esse momento, e claro, com todo respeito e fornecendo toda segurança possível, pois esse tipo de parto tem que passar por alguns critérios, como ter acompanhamento eficiente do pré-natal, o qual deve ser realizado pelo médico obstetra, a doula tem que ir à casa da paciente, para avaliar a estrutura do domicílio e muito mais. Quem quiser mais informações, tanto sobre esse tipo de parto ou de outros procedimentos, pode me ligar através do (73) 99933-0163, que esclarecemos tudo”.

Além da enfermeira obstetra e doula Luana, o parto domiciliar contou com o obstetra Dr. Rodrigo Santos, a pediatra Jamila Maia e da fotógrafa Quedma Ribeiro, a qual registrou todo o processo.

Galeria de fotos

ver todas (11)

Deixe seu comentário