Especial
sulbahianews

Obesidade, o mal do século! Entenda

Fat man holding a measuring tape. Weight Loss.
20/01/2017 - 21h00Por: Sulbahianews/Siara Oliveira

A obesidade é uma doença crônica, que tem ganhado proporção em todo o mundo, porém há solução, uma rotina alimentar saudável e a prática de exercícios físicos podem contribuir com a prevenção e tratamento, entenda:

Caracterizada pelo acúmulo de gordura corporal, a obesidade pode acarretar graves problemas de saúde e levar até à morte. O Brasil tem cerca de 18 milhões de pessoas consideradas obesas. Somando o total de indivíduos acima do peso, o montante chega a 70 milhões, o dobro de há três décadas.

Em muitos casos, a obesidade pode ser diagnosticada através do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Ele é feito da seguinte forma: divide-se o peso (em Kg) pela altura (em metros) elevada ao quadrado. Quando o resultado fica entre 18,5 e 24,9, o peso é considerado normal. Entre 25,0 e 29,9, sobrepeso, e acima deste valor, a pessoa é considerada obesa.

Entretanto, existem três tipos de definições quando uma pessoa está acima do peso. O sobrepeso, que é quando há mais gordura no corpo do que o ideal para uma vida saudável; A obesidade, que se dá quando o acúmulo de gordura é muito maior que o normal; e a obesidade mórbida, esta é diagnosticada quando o valor do IMC ultrapassa 40.

É importante ressaltar que o obeso tem mais facilidade de desenvolver problemas de hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, artrose, pedras na vesícula, artrite, cansaço, refluxo esofágico, tumores de intestino e de vesícula.

Muitos são os fatores que possibilitam para que a pessoa se torne obesa. O excesso de peso pode estar ligado ao patrimônio genético da pessoa, os maus hábitos alimentares.

Porém, a obesidade é uma doença que existe tratamento e prevenção. Para o tratamento da obesidade, médicos podem usar fatores de risco e outras doenças para terem a noção da gravidade da situação do paciente. Por exemplo, apneia do sono, diabetes mellitus tipo 2 e arteriosclerose são doenças que indicam a necessidade urgente de tratamento clínico da obesidade.

A prevenção contra a obesidade passa pela conscientização da importância da atividade física e da alimentação adequada. O estilo de vida sedentário, as refeições com poucos vegetais e frutas, além do excesso de alimentos ricos em gordura e açúcar precipitam o aumento do número pessoas obesas, em todas as faixas etárias, inclusive crianças.


Deixe seu comentário