Bahia

FASB confirma a liderança regional na avaliação do MEC

12/12/2012 - 02h59Por: Sulbahiaenews

O Ministério da Educação publicou, no dia 6 de dezembro, os resultados da avaliação das Instituições de Ensino Superior, realizada com base nos indicadores apurados em 2011, e a FASB – Faculdade do Sul da Bahia confirmou sua liderança regional.

De acordo com os dados divulgados, a FASB obteve a melhor pontuação entre todas as faculdades do extremo sul baiano e ocupa o 27º lugar dentre as instituições particulares avaliadas na Bahia, o que sinaliza uma melhora de duas posições em relação ao primeiro ciclo, realizado em 2008.

Os indicadores de qualidade do ensino superior levam em conta o Índice Geral de Cursos (IGC) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC), calculado com base no desempenho dos estudantes no ENADE, a titulação dos professores e o seu regime laboral, além da infraestrutura e organização didático-pedagógica da instituição.

O novo raio-x da educação superior avaliou 2.136 universidades, faculdades e centros universitários de todo o Brasil.

Embora seja uma instituição jovem, fundada em 2001, a FASB obteve melhor posicionamento na avaliação do MEC que Instituições tradicionais no Estado da Bahia, como Universidade Estadual de Feira de Santana, e faculdades particulares como 2 de Julho e D. Pedro II, de Salvador. No Estado da Bahia ficou no mesmo patamar do IGC da FTC, Unijorge, UCSAL, UNIFACS e UNEB de Salvador e a UESB de Vitória da Conquista.

O diretor acadêmico da FASB, professor Valci Vieira, ressalta que a busca por excelência na educação já trouxe outras conquistas recentes para a FASB, como a classificação dos cursos de Administração e Direito entre os melhores do Brasil, indicados pelo Guia do Estudante, e a boa avaliação da comissão de reconhecimento do curso de Enfermagem. “Estamos aguardando as comissões do MEC com muita confiança para o reconhecimento dos cursos de Jornalismo e Engenharia de Produção, que formam as primeiras turmas neste final de 2012”, ressalta o professor Valci.

Comparando com outros Estados, a FASB ficou melhor posicionada que Instituições tradicionais como a Universidade Bandeirantes (UNIBAN) e a Ibirapuera de São Paulo, Brás Cubas de Mogi das Cruzes e Santa Úrsula, do Rio de Janeiro. E ficou no mesmo patamar avaliativo de algumas Instituições de Ensino Superior de renome como PUC-Minas (BH), Mackenzie (SP), UVV, Católica/Salesiano, UNIVIX, FAESA e EMESCAM de Vitória (ES) e UNESC de Colatina (ES).

O professor Nelson Motta, Diretor Executivo da FASB, comemora o bom resultado e afirma que ainda há um grande caminho a ser percorrido até a excelência do processo de educação. “Esta avaliação do MEC nos indica que estamos no caminho certo. Queremos tornar a FASB uma referência no ensino superior brasileiro”, ressalta o professor Nelson. Já a Irmã Cristina, presidente da Fundação Francisco de Assis, mantenedora da FASB, salienta o papel do amor à educação iniciado há 25 anos com a implantação do Instituto Francisco de Assis em Teixeira de Freitas. “Nós acreditamos na capacidade da educação como instrumento de transformação social e seguiremos alinhados a nossa visão humanista, calcada nos princípios morais e cristãos, e cumprindo nossa missão de formar cidadãos”, finaliza a Ir. Cristina.
 
Confira o resultado completo da avaliação no portal do MEC (www.mec.gov.br)

Deixe seu comentário