Patrimônio histórico

Construção de “puxadinho” em igreja do século XX causa polêmica em Caravelas

sdsd
25/10/2016 - 16h26Por: Sulbahianews/Uinderlei Guimarães

A Polêmica se estende desde o início de outubro deste ano, quando fotos da construção de um puxadinho nos fundos de igreja católica do século XX, considerada patrimônio cultural da comunidade em Ponta de Areia, interior de Caravelas, começaram a circular na internet.

A construção da caixa de bloco, uma espécie de ampliação, teria sido autorizada por um líder religioso no local, segundo o que foi apurado e divulgado em um vídeo publicado pelo jornalista Ronildo Brito.

A prefeitura chegou a ser comunicada, mas disse que não poderia fazer nada porque o patrimônio ainda não foi tombado, e se depender do puxadinho, isso nunca vai acontecer.

A construção está descaracterizando o estilo arquitetônico do século XX, e por consequência acabando também com a possibilidade de um tombamento.

Esta não é a primeira vez que um patrimônio histórico de Caravelas sofre com ação humana. Este ano, a imprensa denunciou a destruição da Vila dos Oficiais, construída próximo ao aeroporto em 1942 pelos americanos na Segunda Guerra Mundial.

14079744_696123217209802_8133312436746687062_n

Assim como a sede do município, Ponta de Areia teve uma contribuição histórica no desenvolvimento econômico do país. A comunidade já foi inclusive, tema de uma poesia de Milton Nascimento e Fernando Brant.

Ponta de areia ponto final
Da Bahia-Minas estrada natural
Que ligava Minas ao porto ao mar
Caminho de ferro mandaram arrancar
Velho maquinista com seu boné

Lembra o povo alegre que vinha cortejar
Maria fumaça não canta mais
Para moças flores janelas e quintais
Na praça vazia um grito, um ai
Casas esquecidas viúvas nos portais


Deixe seu comentário