Bahia

Você já conhece a Chapada Diamantina? Veja fotos fascinantes

10/12/2016 - 12h51Por: Redação Sulbahianews

Um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil, a Chapada Diamantina possui cachoeiras, rios, cânions e grutas que formam um cenário único. Localizada no estado da Bahia, a região é responsável por quase todas as nascentes do rio Bacias do Paraguaçu e do Rio de Contas.

Reduto de belezas naturais, a Chapada abriga uma diversidade grande de fauna e flora. São mais de 50 tipos de orquídeas, bromélias e trepadeiras, além de espécies animais raras, como o tamanduá-bandeira, tatu-canastra, porco-espinho, gatos selvagens, capivaras e inúmeros tipos de pássaros e cobras.

O Parque Nacional da Chapada Diamantina foi criado na década de 80 e hoje atua como órgão protetor de toda essa exuberância.

Como chegar:

De carro

Desde a capital baiana, siga pela BR-324 até Feira de Santana e depois pela BR-116 até a ponte sobre o rio Paraguaçu. O trecho seguinte é percorrido pela BR-242 até Lençóis.

De ônibus:

Para quem deseja ir de ônibus através da capital do estado á três companhias que fazem o transporte de Salvador até a região e a viagem dura cerca de seis horas. De Salvador até Lençóis são 409 km.

Como circular:

Dentro de cada destino, dá para fazer tudo a pé. Para as trilhas, contrate guias credenciados nas agências ou nas associações de condutores de visitantes. Para ir de uma localidade a outra: a BA-142 (a partir da BR-242) liga Lençóis a Andaraí, Mucugê e Ibicoara (uma vicinal sai dela até Igatu). A BR-242 leva a Palmeiras e, de lá, uma estrada de terra chega ao Vale do Capão – quem está sem carro pode optar pelos traslados das agências. A circulação de ônibus é restrita: a Real Expresso

Onde Ficar:

A chapada possui seis localidades de apoio para os viajantes, a que possui melhor estrutura é a cidade de Lençois, mas o ideal é separar o tempo e ficar um pouco em cada lugar paa aproveitar de fato toda a região do parque.

Galeria de fotos

ver todas (9)

Deixe seu comentário