especial
Vídeo: casamento em libras emociona noivo com deficiência auditiva em Teixeira
O Sulbahianews conta hoje a história Amanda Ribeiro e Daniel Gomes, casal apaixonado, que celebrou a união de uma forma muito especial em Teixeira de Freitas.

Amanda e Daniel disseram o sim no altar perante Deus, familiares e amigos, em uma cerimônia cheia de muito carinho e romantismo, e em libras.

O motivo é de aquecer o coração de qualquer um: toda a cerimônia foi celebrada em libras porque Daniel é surdo. O casamento foi planejado com muito carinho, e para que todos os convidados pudessem entender o que estava sendo dito, um intérprete de libras fez a tradução em voz.

Quem conta a história é a própria Amanda ao Sulbahianews. Durante uma entrevista nesta segunda-feira, 22 de junho, ela revelou eles se conheceram.

Amanda é pedagoga, professora intérprete de libras, e Daniel também é professor e instrutor de libras, e presidente da Associação de Surdos de Teixeira. Eles se conheceram na faculdade em um curso de libras no qual Daniel era o professor.

Amanda lembra que concluiu o curso com Daniel, mas se aperfeiçoou em libras quando já namoravam. O contato do casal é totalmente em língua brasileira de sinais.

Com o tempo, eles decidiram eternizar o amor com o casamento e iniciaram os preparativos. Segundo Amanda, o pastor que celebrou o casamento veio de Salvador, já que na cidade não havia nenhum pastor surdo.

O casamento foi realizado em 12 de janeiro de 2019. Três intérpretes participaram da cerimônia, eles entendiam o que estava sendo dito através da linguagem de sinais e falavam aos convidados.

Amanda interpretou uma música especial para seu noivo, e juntos fizeram votos no altar.

“O motivo de ter sido realizado em libras foi porque eu achei que se o casamento fosse celebrado por voz meu esposo não participaria totalmente, então a gente preferiu que ele participasse de tudo, e com o pastor surdo, foi ótimo e foi tudo uma benção, foi tudo muito lindo, muita gente se emocionou, nós também, foi maravilhoso”, contou a pedagoga.
Toda a cerimônia foi filmada por Paixão Vídeos, e registrada pelo fotógrafo Luiz Claudio.