Ancestralidade e resistência

UNEB de Teixeira promove evento sobre povos indígenas do sul e extremo sul

07/10/2025 - 16h18Por: Sulbahianews/Luiz Oss

No dia 15 de outubro, o Campus X da UNEB, em Teixeira de Freitas, será palco de um encontro marcado pela ancestralidade e a resistência. O evento “Corpo, território e vida: Povos indígenas do sul e extremo sul da Bahia” convida a comunidade acadêmica e a sociedade a escutar as vozes da terra, do corpo e da memória viva dos povos originários.

A programação inicia com um ritual de abertura, seguido de oficinas práticas que abordam desde a denúncia da especulação imobiliária em terras indígenas até a valorização das tecnologias ancestrais, o cuidado com a saúde e o bem viver. Ao longo do dia, rodas de diálogo, oficinas de grafismo e as oralituras ao redor da fogueira transformarão o campus em espaço de partilha e aprendizado coletivo.

Entre os convidados estão Fábio Titiah, Uruba Pataxó e Bruno Tupinambá, com mediação de Iara Pataxó.

O evento é fruto da dedicação das professoras Gabriela Murua (LICEEI/UNEB) e Gerusa Sobreira (PIEEI/UNEB), e contará com a presença da UFSB e da ANAÍ, além, é claro, do apoio da PROUNEB Diversa. Mais que uma programação acadêmica, este encontro celebra a presença, a luta e os ensinamentos dos povos indígenas, reafirmando que seus saberes ecoam como caminhos de resistência e esperança.