Teixeira
de freitas

UFSB realiza aula inaugural no Campus Paulo Freire em Teixeira de Freitas

13/09/2014 - 15h55Por: Sulbahianews/Uinderlei Guimarães

                                   Aula inaugural da UFSB reuniu comunidade e autoridades regionais

As aulas da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) em Teixeira de Freitas começaram na última segunda-feira, 8, mas, o sonho da universidade, do curso de medicina, do acesso do menos favorecido ao ensino superior, tudo isso só foi celebrado na solenidade da Aula Inaugural, nesta na sexta-feira, 12 de setembro, no CampusPaulo Freire.

                     A professora Malvina Tuttman especialista em Pedagogia ministrou a aula inaugural

A solenidade aberta ao público teve início por volta das 17 horas, com apresentações culturais. A aula inaugural ministrada pela professora, Malvina Tuttman, conselheira do Conselho Nacional da Educação, especialista em pedagogia, começou às 18 horas uma reunião sobre funcionamento do campus entre o reitor Naomar de Almeida Filho, estudantes, familiares e comunidade presente, encerrou a programação.

                               Segundo João Bosco a UFSB é um marco na estrutura de ensino superior

Para o prefeito João Bosco, o funcionamento da UFSB significa o renascimento do Extremo Sul, “a grandeza e importância de uma Universidade Federal é inestimável, e o modelo dessa universidade fará história no Brasil representando um marco na estrutura de ensino superior, e nós teixeirense temos a honra e muito orgulho de sediar esse novo empreendimento público”, comentou o prefeito.

Com a UFSB, mais de 200 estudantes, grande parte formada por teixeirenses e moradores do extremo sul baiano, terão a oportunidade de se tornar médicos ou estudar os demais cursos da área da saúde que serão ofertados em Teixeira de Freitas, em sua própria cidade ou próximo de suas famílias.

                                      A Orquestra e Coral 9 de Maio deram boas-vindas ao novo tempo

Sua reitoria será instalada na cidade de Itabuna, com o Campus Jorge Amado, com mais dois campi, em Teixeira de Freitas (Paulo Freire) e Porto Seguro (Sosígenes Costa). Em Teixeira, será atendido o núcleo de Saúde, entre os cursos está o de medicina e o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências. Somente para medicina, 80 vagas já foram asseguradas.

A presença deste Campus em Teixeira de Freitas gera renda direta e impulso no comércio, bem como, cria condições de manter os jovens teixeirenses perto de suas famílias durante a formação acadêmica, o que melhora a qualidade de vida dos jovens e traz tranquilidade às famílias. Além destes ganhos, há uma série de benefícios intangíveis, como o crescimento da criticidade da comunidade, a melhoria nos serviços ofertados e o senso de politização e civilidade.

                         As aulas iniciais serão realizadas no prédio cedido pela prefeitura municipal

Nestes primeiros momentos, os estudantes estão sendo recebidos na praça Joana Angélica, bairro Monte Castelo, em um prédio de 8.879,00 m², fruto da assinatura do termo de permissão de uso pelo prefeito João Bosco durante o encerramento do 5º Seminário Pedagógico para a implantação e funcionamento da UFSB em agosto deste ano.

A universidade funcionará com três quadrimestres/ano e o ingresso será em bacharelados interdisciplinares e os Colégios Universitários receberão estudantes pelo Enem, porém, com edital próprio, ou seja, fora do Sistema Nacional. O grande objetivo destes Colégios é impulsionar a entrada de estudantes da região na universidade, proporcionando isonomia de condições para o ingresso.

                       Caroline de Brasília acredita que a USFB se torne a univerisidade da diversisficação

Caroline Bento, de Brasília, fará o curso de Artes e optou por ingressar no CampusPaulo Freire em Teixeira de Freitas através o Enem. A estudante conheceu a cidade teixeirense há pouco mais de 30 dias. “Quando fiquei sabendo da revolução educacional fiquei com mais vontade de permanecer aqui, mesmo sabendo da grande responsabilidade que é participar de um momento histórico. pela ideia principal de que a USFB seja a universidade de diversificação”, disse.

De acordo com o reitor Naomar de Almeida Filho, a UFSB está introduzindo um modelo eficiente de educação, capaz de trazer mais alunos para a universidade realizando uma discriminação positiva, com objetivo de potencializar a vinda de estudantes de localidades mais distantes para a educação superior através dos colegiados.

          A inovação do modelo da UFSB é capacidade inclusão social, segundo o reitor Naomar de Almeida

Ainda segundo Naomar a meta é que todos os municípios da região com mais de 20 mil habitantes tenham o Colégio Universitária para que o aluno curse o primeiro ano sem sair de sua cidade. “A inovação desse modelo é, na verdade, sua grande capacidade de inclusão social”,finalizou.


Deixe seu comentário