Confira

UFSB e parceiros impulsionam movimento para desenvolver Política de Ciência e Tecnologia no Extremo Sul da Bahia


O Extremo Sul da Bahia iniciou um movimento inédito para a construção de uma Política Pública de Ciência e Tecnologia, com o objetivo de fortalecer a inovação, a pesquisa e o desenvolvimento sustentável na região.

06/11/2025 - 14h58Por: Sulbahianews/Luiz Oss

A iniciativa é coordenada pelo Instituto EVA de Transformação Cidadã e Digital, criado a partir do trabalho conjunto do Grupo de Pesquisa ECOEM da UFSB (Universidade Federal do Sul da Bahia), com a colaboração de estudantes, técnicos, docentes e instituições parceiras da Rede EVA.

Indicado pelo Território 07 — Extremo Sul — como coordenador da área de Ciência e Tecnologia junto à Secretaria do Planejamento da Bahia (SEPLAN) e ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/ONU), o professor Gilson Monteiro, da UFSB, conduz o processo de criação de diretrizes que orientem o investimento em ciência e tecnologia a partir das necessidades e potencialidades locais, valorizando o conhecimento produzido no território.

Para isso, foi aberta uma consulta pública, que funciona como espaço de escuta e participação social. Moradores, trabalhadores, pesquisadores e gestores podem enviar ideias e propostas para contribuir com a elaboração das políticas públicas.

A gente quer ouvir quem vive, estuda, trabalha e transforma o Extremo Sul. Ciência e tecnologia precisam nascer da realidade local, com inclusão, colaboração e criatividade”, afirma o professor Gilson Monteiro, coordenador da área.

Os interessados podem participar preenchendo o formulário disponível em: https://forms.gle/jspeEhXdsfsfDFDH6
Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail: gm@gilsonmonteiro.pro .