Decisão

TRE decide a favor dos vereadores Carmino e Marquinhos Gomes

11/12/2023 - 15h59Por: Sulbahianews

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) deliberou nesta segunda-feira, 11 de dezembro, sobre o caso dos vereadores Carmino Santana e Marquinhos Gomes, de Teixeira de Freitas, acusados de envolvimento em candidaturas laranjas durante as eleições de 2020.

Decisão Favorável por unanimidade

O TRE-BA reverteu a decisão de primeira instância que determinava a cassação dos mandatos dos vereadores. A acusação apontava o uso de mulheres como candidatas de fachada, alegando que não participaram efetivamente da campanha, violando as normas eleitorais sobre a cota mínima de 30% de candidaturas femininas.

Impactos na Política Local

Caso a decisão do TRE-BA fosse mantida, Carmino Santana e Marquinhos Gomes teriam que deixar imediatamente seus cargos, gerando uma potencial transformação no cenário político local. Este desfecho levanta questões sobre a necessidade de medidas mais robustas para combater fraudes eleitorais, como as candidaturas laranjas, e destaca a importância da transparência e responsabilidade no processo democrático.

A decisão do tribunal reacende o debate sobre a integridade do processo eleitoral e destaca a urgência de aprimoramentos para garantir a equidade e a legitimidade das eleições. O desfecho do caso representa não apenas uma vitória para os vereadores, mas também instiga reflexões sobre a eficácia das atuais regulamentações eleitorais.


Deixe seu comentário