Saúde

Teixeira tenta acelerar vacinação contra a Covid-19 para não perder prioridade em novas doses

02/02/2021 - 11h30Por: SulbahiaNews

Em um texto de assessoria divulgado nesta terça-feira, 2 de fevereiro, a prefeitura de Teixeira de Freitas, agora com nova previsão de cronograma por conta de uma resolução estadual (saiba mais), comentou sobre a meta de vacinação no município e adiantou que reforçou as equipes de vacinadores para não perder prioridade no recebimento de novas doses.

Na última sexta-feira, 29 de janeiro, o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, havia destacado que os municípios que mais avançaram na imunização terão acesso prioritário na distribuição de novas doses. “Temos um quantitativo reduzido de doses, ainda fruto das três entregas iniciais do Ministério da Saúde e, neste sentido, vamos priorizar os municípios que imunizaram pelo menos 75% do seu público-alvo”, afirmou o secretário ao anunciar a autorização para imunização em idosos acima de 90 anos, a partir desta segunda-feira, 1º de fevereiro.

De acordo com a Sesab, Teixeira de Freitas recebeu 3.210 doses de vacinas contra a Covid-19 desde o último dia 19 de janeiro e até esta segunda-feira, 1º de fevereiro, havia aplicado 1.603 doses, um índice bem abaixo dos 75% citado pelo secretário estadual, que corresponderia a 2.407 doses aplicadas.

Nova estratégia

De acordo com a administração, a secretaria municipal de Saúde estava trabalhando com até duas equipes por dia, a depender da logística do local. No entanto, a resolução estadual também estabeleceu uma meta de 75% de vacinação das doses que foram enviadas aos municípios, por isso, em Teixeira de Freitas a partir do dia 2 de fevereiro, terça-feira, haverá quatro equipes de vacinação atuando, de forma a dar mais celeridade ao processo.

“Essa meta não foi estabelecida no início da campanha, ela chegou para nós aqui no Extremo Sul da Bahia apenas na noite da sexta-feira, 29. Estamos fazendo um trabalho com tranquilidade para realmente seguir o que pede o Ministério da Saúde e o Governo do Estado, sem aplicar doses em quem não esteja listado como prioritário. Com essa necessidade da meta, precisaremos retirar algumas vacinadoras das Unidades de Saúde para compor a equipe da vacinação contra a Covid. Se tivéssemos seguido nosso planejamento e feito o drive, estaríamos nesta segunda-feira bem próximo da meta estabelecida, pois lá teriam sido aplicadas cerca de 600 doses”, comentou a diretora de Vigilância em Saúde de Teixeira de Freitas, Rosidalva Barreto.


Deixe seu comentário