Confira

Teixeira registra quase 3.800 casos de arboviroses em 90 dias; 3 mortes estão em investigação

03/04/2024 - 10h42Por: Sulbahianews

De janeiro a março de 2024, Teixeira de Freitas registrou 3.797 casos de arboviroses. Ainda de acordo com o boletim epidemiológico, na última semana de março foram registrados 505 novos casos de dengue, zika e chikungunya no município teixeirense.

Mesmo com números alarmantes, recentemente houve queda de 30,1% no número de casos e 48% na curva de incidência. Atualmente, Teixeira de Freitas se encontra em nível de alerta 2 (bandeira laranja) devido aos óbitos em investigação.

No município houve 1 óbito de um homem de 33 anos com comorbidades, por chikungunya e mais três estão em investigação na câmara técnica da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) por possível relação com chikungunya.

De acordo com o último censo de ocupação de leitos, há 4 pacientes nas enfermarias das redes pública e privada e nenhum em leitos de UTI. Na Unidade Municipal Materno Infantil (UMMI), há uma criança e uma gestante internadas.

Confira abaixo o ranking de bairros com maior ocorrência de arboviroses da última semana de março:

São Lourenço – 54 casos

Bela Vista – 44 casos

Jardim Caraípe – 22 casos

Teixeirinha – 22 casos

Kaikan – 21 casos

Nesta quarta-feira, 3 de abril, inicia a vacinação contra essas arboviroses. O público-alvo inicial da ação consiste em pessoas de 10 anos a 14 anos, 11 meses e 29 dias que não tiveram dengue nos últimos seis meses. É extremamente necessário estar atento à presença de sinais e sintomas de arboviroses nestes períodos e no momento antes da vacinação.

A vacina contra a dengue apresenta uma série de benefícios como proteger contra os quatro tipos do vírus da dengue, reduzindo significativamente o risco de desenvolver formas graves da doença e protegendo por um período maior.

Os menores precisam estar acompanhados pelos pais e/ou responsáveis ou qualquer

adulto maior de 18 anos no momento da vacinação. Caso apresente histórico de alergia, os menores vacinados precisam aguardar 30 minutos na unidade; caso não apresente, 15 minutos.

Confira os postos de saúde que irão iniciar a aplicação da tetravalente nesta quarta-feira, 3, das 13 às 17 horas:

Bela Vista 2

Bela Vista 3

Caminho do Mar

Castelinho

Centro

Centro de Diagnose

Colina Verde

Complexo Ubirajara

Estância Biquíni

Jardim Caraípe

Jerusalém

Kaikan Sul

Liberdade 2

Monte Castelo

Novo Jerusalém

Nova América

Ouro Verde

Redenção

Residencial Castelinho

Santa Rita

São Lourenço 4

Tancredo Neves 1

Teixeirinha

Ulisses Guimarães

Urbis

Vila Caraípe

Vila Vargas

Vila Verde


Deixe seu comentário