Ajude

Teixeira: Hemoba lança campanha de Natal para reforçar baixo estoque do banco de sangue

22/12/2022 - 14h17Por: SulbahiaNews

Os estoques de sangue da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba), principal banco de sangue público do estado, estão críticos para os grupos sanguíneos A, B e O.

Para incentivar a doação e aumentar a distribuição do material nas unidades de saúde, a instituição lançou uma campanha de Natal mobilizando doadores para os seus pontos de coleta em Salvador e no interior.

Baixo estoque

Conforme Luiz Catto, diretor geral da Hemoba, a baixa nos estoques tem relação com o período festivo, com as férias escolares e as viagens de final de ano. “É um período que a gente tende a se precaver e intensificar as campanhas de doação. Especificamente neste ano, em novembro, por causa da Copa, tivemos uma redução de cerca de 20% em relação ao mesmo mês do ano passado. Então, neste momento estamos com o estoque baixo e a demanda continua bastante grande, por isso, fazemos esse apelo pela doação para toda população”.

Postos de atendimento

Em Teixeira de Freitas, a unidade do Hemoba fica localizada na Rua Massanori Nagao, 355 – Centro, maiores informações no telefone: (73) 3011-2739.

Para doar

É preciso ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal), apresentar um documento original com foto, ter acima de 50 kg, estar bem de saúde, descansado e alimentado, ter evitado alimentos gordurosos algumas horas antes da doação, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.

Medula óssea

Durante a triagem, o doador também pode se cadastrar no banco nacional de doadores de medula óssea. Para o cadastro, é necessária a coleta de uma amostra de 5 ml de sangue, ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não possuir doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. Os dados pessoais do candidato à doação e os resultados dos testes serão armazenados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) e processado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


Deixe seu comentário