Entenda

Teixeira: fake news sobre vagas de emprego gera falsas esperanças para desempregados

04/05/2020 - 09h40Por: SulbahiaNews/Siara Oliveira

Uma das maiores preocupações do mundo digital são as fake news. São informações falsas proliferadas sem a preocupação com sua origem ou veracidade.

Em um momento tão difícil de pandemia do novo coronavírus, onde muitas pessoas ficaram desempregadas, as notícias de vagas de emprego dão falsas esperanças.

Nos últimos dias, supostas oportunidades de emprego foram divulgadas em grupos de vendas e têm atraído muitos teixeirenses que lutam para conseguir uma renda para suas famílias.

O modo de operação dos falsários é o mesmo, eles criam uma página na internet e anunciam vagas com salários altos para redes de empresas conhecidas, como O Boticário, Cacau Show, Carrefour, Atacadão, Ambev e outras.

Quando o internauta clica no link, acaba sendo direcionado para uma página com questionários, em seguida é exigido o compartilhamento. Em alguns casos, são pedidos dados importantes, como número de telefone e CPF para concluir o cadastro.

Essas notícias podem ser usadas para aplicar golpes, espalhar vírus e dúvidas infundadas, influenciar opiniões e até manipular o cenário político. Só para ter uma ideia do tamanho do problema, o compartilhamento de fake news é punido com multas e até a prisão em alguns países. No Brasil, por hora, seu maior impacto talvez seja na vida profissional de quem espalha essas informações falsas.

As fake news que você repassa podem ser veneno para sua carreira. Não se deve acreditar em tudo que se lê, pois ao espalhar essas notícias falsas sua imagem se atrela a elas. Isso compromete emprego, chances de recolocação, e até mesmo a imagem profissional a longo prazo.

Antes de clicar em “compartilhar” ou “publicar” algo, é bom pensar nas consequências. Tudo que é dito online, sobretudo se estivermos em uma rede social profissional, pode e será usado contra ou a seu favor. Uma boa dica é sempre checar a fonte, verificar se ela veio de um veículo que garanta credibilidade.

É importante se tomar muito cuidado ao compartilhar notícias com base apenas em um título chamativo, ou uma opinião pouco embasada, sem ao menos ler a informação completa, e buscar saber se aquilo condiz com a realidade. Não encaminhe áudios sem fontes, não compartilhe correntes sem checar a veracidade dos fatos e preste muita atenção no endereço da notícia. Evite sites conhecidos por serem sensacionalistas e se atente a formatação e ortografia da matéria, dentre outros cuidados básicos.


Deixe seu comentário