Confira

Teixeira está abaixo do índice de vacinação contra a Covid-19, segundo a Sesab e não receberá novas doses

10/03/2021 - 16h24Por: SulbahiaNews/Débora Rezende

Teixeira e outras cidades do extremo sul devem não receber novos lotes da vacina contra a Covid-19 nos próximos dias. Em reunião realizada nesta terça-feira, 9 de março, da Comissão Intergestores Bipartite – BA – CIB, foi definido que os municípios que não atingiram 85% de cobertura vacinal nos grupos prioritários, não receberão novos lotes das vacinas.

Segundo a coordenadora de imunização do Estado, Vânia Rebouças, somente os municípios que já utilizaram 85% das doses anteriormente recebidas terão nova remessa, “Metade das doses que seria enviado para os municípios que não cumpriram a meta serão redistribuídos para aqueles que já tiverem utilizado mais de 90%. A outra metade ficará armazenada na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos da Secretaria da Saúde do Estado. Esta estratégia não foi uma imposição da Sesab e sim uma deliberação feita de forma conjunta com os municípios”, afirma.

No extremo Sul, Itabela utilizou apenas 63,6% das doses dos imunizantes recebidos, e o município de Eunápolis 74%. Com relação a Teixeira, segundo os dados atualizados na manhã desta quinta-feira, 10 de março, no portal da Secretaria do Estado da Bahia (Sesab), o município aplicou 82,8% das doses enviadas pelo governo estadual, e também está abaixo do índice definido pela CIB.

No entanto, ao contrário das 4.515 doses já aplicadas, apontadas pela Sesab, os boletins municipais mostram dados com um número maior de vacinados.

No boletim desta terça-feira, 9, por exemplo, a secretaria municipal de Saúde de Teixeira de Freitas, confirmou a aplicação de 4.685 imunizantes da primeira dose, num total de 5.980 recebidas, e não 5450, como aparece na atualização do governo estadual.

Procurada pelo Sulbahianews, a assessoria de comunicação da prefeitura disse que divulgará uma nota explicando o porquê de os números do município não estarem de acordo com as atualizações da secretaria de Saúde do Estado.


Deixe seu comentário