Confira

Teixeira de Freitas inicia novo ciclo formativo do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

Fotos: ASCOM e Secretaria de Educação

17/09/2025 - 09h36Por: Secretaria de Educação

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou, na noite desta segunda-feira (15), a cerimônia de abertura da Formação Continuada do Programa Bahia Alfabetizada Criança. A iniciativa integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), promovido pelo Ministério da Educação, e dá início a um novo ciclo formativo voltado à alfabetização na idade certa e à recomposição das aprendizagens nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

O evento reuniu professores alfabetizadores, equipes gestoras e autoridades da educação municipal e regional. De caráter técnico e formativo, a noite foi conduzida com leveza e acolhimento, favorecendo o diálogo entre os profissionais e reforçando o compromisso coletivo de conhecer, acolher e educar com qualidade.

Compuseram a mesa diretora o secretário municipal de Educação, Edinaldo Rezende; a articuladora regional do CNCA, Talita Neves (NTE 07); o professor e vice-diretor Ivo Fernandes (UNEB – Campus X); a diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Neumásia Ferraz; a articuladora municipal do CNCA, Samantha Neres; a coordenadora do Núcleo de Formação Continuada, Quitéria Rodrigues Costa; e a representante das formadoras, Cleana Pereira Silva Alves.

Durante a abertura, o secretário Edinaldo Rezende destacou o papel estratégico da formação. “Este programa reafirma nossa missão conjunta: garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas ao final do 2º ano”, declarou.

A programação contou com a apresentação cultural dos estudantes João Lucas e Heitor, do 1º ano da Escola Municipal Recreio, com uma animada Batalha de Quadrinhas. Também foram apresentadas as formadoras do programa, que atuarão junto aos educadores ao longo da formação.

Encerrando a noite, a professora e pesquisadora Priscila Alves Pereira proferiu a palestra “Do código à prática social: alfabetização, letramentos, formação docente e políticas públicas”, abordando práticas pedagógicas e o papel das políticas públicas na garantia do direito à alfabetização.