Celebração

Teixeira de Freitas celebra 40 anos de emancipação política e desenvolvimento

Imagens: Velente Kayapó

09/05/2025 - 11h05Por: Sulbahianews

Hoje, dia 9 de maio, Teixeira de Freitas comemora 40 anos de emancipação política. Quatro décadas de uma trajetória marcada por coragem, crescimento e muitas transformações. De um pequeno povoado com nomes como Comércio dos Pretos, São José do Itanhém e Tira Banha, a cidade se reinventou ao longo do tempo, até se consolidar como a considerada capital do Extremo Sul da Bahia — um polo de desenvolvimento que conecta regiões e realiza sonhos.

A história de Teixeira de Freitas foi construída pelas mãos calejadas de pessoas que chegaram antes de tudo, que fizeram da terra um lugar fértil de esperança e vida. Cada canto da cidade carrega a memória da resistência e da luta. Desde a cultura viva das comunidades quilombolas, como a Arara, até a tradição agrícola do cultivo de mandioca — tão importante que, por um tempo, o território até ganhou o apelido de “Mandiocal”.

A mandioca deu origem à farinha, que também impulsionou uma economia cheia de vida. E dessa economia, surgiu a energia que fez a cidade crescer e se transformar. Hoje, Teixeira de Freitas é a oitava maior cidade da Bahia e o um polo comercial de destaque do interior do estado. Uma cidade que vive entre o passado e o futuro, preservando memórias como a Fazenda Cascata, A Igreja Matriz de São Pedro, a Biquinha e o Shopping Teixeira Mall — símbolos que continuam presentes na história de cada nova geração.

Em 1984, um plebiscito afirmou a vontade do povo de seguir seu próprio caminho. E, em 9 de maio de 1985, nasceu oficialmente o município de Teixeira de Freitas, nomeado em homenagem ao Dr. Mário Augusto Teixeira de Freitas, considerado o pai da estatística brasileira. Foi o começo de uma nova fase marcada por conquistas e novos começos.

Hoje, ao completar 40 anos, Teixeira é uma cidade em constante movimento. Com ações e serviços realizados pela gestão pública atual, o município se fortaleceu enquanto referência na saúde pública, com novas tecnologias e investimentos em unidades como o Centro de Tratamento Ortopédico (CTO) e o Hospital Municipal Sagrada Família; teve espaços tradicionais revitalizados, com a Rua Gourmet e a reforma de diversas praças, e vive uma verdadeira revolução cultural, com a ampliação da Casa da Cultura, que hoje conta com mais de 2500 alunos.

Uma cidade que se orgulha da sua diversidade, da sua cultura, das suas raízes e, principalmente, da força de sua gente. Porque através de ruas, prédios ou praças, quem constrói Teixeira de Freitas é o seu povo: trabalhador, acolhedor e determinado.

Galeria de fotos

ver todas (39)