Teixeira: Arolda Maria lança livro que exalta a identidade cultural do Extremo Sul baiano

Na noite desta quinta-feira, 30 de outubro, o campus x, da Uneb, em Teixeira de Freitas, foi palco do lançamento do mais novo livro da escritora Arolda Maria da Silva Figuerêdo.
Intitulada “Histórias na Terra do Mandamê”, a obra reúne contos e crônicas que abordam aspectos culturais e identitários da região do Extremo Sul da Bahia, mais precisamente em Ponta de Areia, distrito de Caravelas.
“Com maior ênfase aos aspectos femininos afro-brasileiros, apresento alguns eventos culturais, religiosos e geográficos”, explicou Arolda.

A noite do lançamento de seu novo livro foi marcada por uma atmosfera envolvente, contando com a presença de professores universitários, intelectuais e escritores.

“A obra Histórias da Terra do Mandamê — primeira incursão na prosa da confreira Arolda Maria Figueirêdo — não é para ser lida, mas degustada, dita e compartilhada com os amigos, parentes e aderentes. São contos, mas também crônicas, histórias ou relatos contados por quem não só sabe do que está falando, mas, sobretudo, vivenciou o que narra em forma de textos transportados por uma prosa leve, coloquial, quase confidencial. Mais do que literatura, as histórias (ou estórias) reunidas aqui dizem respeito a uma terra especial e, igualmente, a uma gente muito peculiar”, disse o poeta e escritor Almir Zarfeg, membro da Academia Teixeirense de Letras.
Arolda Maria é professora do curso de Letras Português e Literaturas da Língua na Uneb. Ela também é autora da obra “Uma Pitada de Poesia de Mulher” (2021).


