Fatos
históricos

Se lembra da igreja subterrânea de Teixeira? veja fotos

06/05/2020 - 10h00Por: Sulbahianews/Siara Oliveira

Construída no ano de 1973, a igreja subterrânea fica situada na rua Rotary, em frente a Unidade Municipal Materno-Infantil (UMMI), no bairro Bela Vista, em Teixeira de Freitas.

O salão é bastante simples e sua entrada é por uma porta, que hoje vive sempre trancada com cadeados. Uma pequena escada dá acesso ao ambiente que tem aproximadamente 200 mts² e um antigo altar.

A igreja foi construída quando Teixeira era um pequeno povoado, e dez anos mais tarde foi desativada, já que houve a necessidade de um espaço maior.

Na época, o que restou da igreja foi uma cruz de Jacarandá, que ficava na esquina do terreno, de frente para a avenida Presidente Getúlio Vargas. A cruz foi levada para a primeira capela, construída na praça dos Leões, região central da cidade.

Entre 1981 e 1983, missas eram realizadas na pequena igreja, além de encontros do movimento de Renovação Carismática Católica (RCC).

Hoje, o local serve de encontro para o grupo de Alcoólicos Anônimos (AA). O Sulbahianews visitou o salão na tarde desta terça-feira, 2 de outubro, e conversou com Geilson Alves, atual coordenador da reunião do AA de Teixeira.

No local, além do altar, não existe outros vestígios de que ali era um templo religioso. Segundo Geilson, durante as reuniões não se fala em religião, somente apoio, ensinando os doze passos para fugir do alcoolismo.

Pelo menos 30 pessoas passam pelo local nos dias de reunião, e os depoimentos que ouvem lá permanecem.

Galeria de fotos

ver todas (9)

Deixe seu comentário
Coluna
Fatos Históricos

Domingos Cajueiro Correia, de 65 anos, é o primeiro policial rodoviário a se formar no município. Ele faz parte de uma família que leva consigo a história de Teixeira de Freitas, desde quando era um pequeno povoado até a sua criação, e que contribuiu para o desenvolvimento do município. Hoje, além de atuar nas rodovias, ele dedica seu tempo para contar relatos narrados por seus familiares. Aproveitem este espaço que vai mostrar curiosidades que muitos teixeirenses desconhecem.

Veja mais textos