Confira

Especial Mulher: A ex-vendedora de cebolas que hoje é uma das maiores empresárias de Teixeira

08/03/2021 - 21h54Por: SulBahiaNews/Débora Rezende


Independência. Essa é, sem dúvidas, a palavra que melhor descreve a empresária Gilda Machado, de 64 anos. A teixeirense que já comercializou cebolas na feira, hoje é uma das empresárias mais respeitadas e bem sucedidas da cidade, uma mulher que sempre baseou a sua vida no trabalho e começou aos 16 anos de idade, com muitas dificuldades. A empresária lembra que na época não existiam leis contra o trabalho infantil, o que permitiu que pudesse iniciar sua trajetória muito cedo e adquirir responsabilidades.

A empresária relata que cultivava horta, e sempre acordou cedo para molhar as hortaliças e produzir seus bordados, e depois de tudo pronto, saía para comercializar. Segundo a teixeirense, esse tipo de experiência lhe permitiu se tornar uma mulher eclética, que nunca se intimidou com trabalho.

Por 27 anos, Gilda foi gerente da Avon, empresa multinacional, e durante esse tempo, sempre lidou com mulheres, por conta disso, adquiriu muita experiência em lidar com diversos tipos de pessoas. O que lhe deu ainda mais autoridade para gerir a sua carreira no meio empresarial.

“Graças a Deus sempre fui respeitada. Em nenhum momento ninguém me desrespeitou por ser mulher. A gente vê essas situações de machismo, mas as pessoas sabem com quem estão lidando”, conta.

Gilda lembra que todas as suas despesas sempre foram pagas por ela mesma, “meu cinema, minhas coisas, eram pagas por aquilo que eu vendia e produzia, sem depender de pai e mãe, eu sempre tive essa independência. Tanto que até hoje eu trabalho, meu marido trabalha, minhas filhas trabalham. Não existe apadrinhamento”, conta Gilda.

Sua mente empreendedora rendeu à teixeirense um total de oito empresas já fundadas em Teixeira, incluindo a Class In Class, revista que está entre as mais conceituadas do extremo sul baiano, a Policlínica Santa Clara, referência no município, dentre outros empreendimentos.

“Eu gostaria de desejar um feliz dia da mulher a todas vocês, eu acho que existem milhares de mulheres melhores que eu, com profissões dignas, tanto quanto a minha. Que Deus em sua infinita bondade proteja todas nós, e que passe logo essa pandemia para que todas possamos ir à luta”, deseja.


Deixe seu comentário