Veja

PRF apreendeu quase R$ 200 milhões em drogas durante o ano de 2021 na Bahia

17/01/2022 - 17h26Por: SulbahiaNews

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), encerrou o ano de 2021 com grande quantidade de drogas apreendidas nas rodovias e estradas federais que cortam a Bahia. Ao todo, foram retirados de circulação 14,7 toneladas de entorpecentes, que provocaram um prejuízo estimado de quase 200 milhões de reais às organizações criminosas.

Os números apresentados entre janeiro e dezembro, registram um aumento de 22% no volume de maconha apreendido (13,7 toneladas), quando comparado ao mesmo período de 2020 (11,2 toneladas).

Para se ter um ideia, o volume de maconha apreendido pela PRF BA seria suficiente para produzir quase 30 milhões de cigarros, o equivalente ao dobro da população do nosso estado.

Já cocaína foram 870 quilos apreendidos. Em sua grande maioria foi de pasta base ou cloridrato de cocaína, que em razão do grau de pureza tem um valor mais alto no varejo.

Além da maconha e cocaína, a PRF  apreendeu 7.215 comprimidos de ecstasy; 3.968 unidades de anfetaminas;  104 quilos de crack; 11,2 quilos de haxixe e mais  4,5 quilos de skunk.

“Ao longo do ano, encontramos drogas em caminhão de mudança, presas junto ao corpo das pessoas, escondidas nas mais variadas partes do veículo, dentro de micro-ondas e até em geladeira, freezer e cilindro de gás. A maior apreensão de maconha foi encontrada em meio a um carregamento de feno que foi utilizado como parte do disfarce para tentar enganar a fiscalização”, destacou a PRF.

Nesses doze meses de 2021, foram registradas pela PRF BA 134 ocorrências relacionadas a crime de tráfico de drogas e 165 pessoas foram presas. Grande parte das apreensões da PRF se deve ao esforço e ao conhecimento do efetivo da Superintendência da PRF-BA, que tem se aprimorado em treinamentos e capacitações constantes.

Além disso, o investimento em equipamentos, infraestrutura, tecnologia e inteligência policial foram itens imprescindíveis para esse ganho expressivo. A que se destaca também o trabalho especializado com cães farejadores que tem rendido excelentes resultados.


Deixe seu comentário