Conscientização

Prefeitura de Medeiros Neto realiza ação de conscientização “Março Lilás” na UBS do bairro São Jorge

27/03/2024 - 11h41Por: Sulbahianews/ASCOM

Uma manhã recheada com muita informação, palestras e dinâmicas marcou as atividades relacionadas ao Março Lilás na Unidade Básica de Saúde (UBS) Deoclécio Pereira Sobrinho, situada no bairro São Jorge.

A Prefeitura de Medeiros Neto, comprometida com a promoção da saúde da comunidade, organizou uma série de atividades e serviços durante o Março Lilás, visando alcançar o maior número possível de pessoas e disseminar informações cruciais sobre a prevenção do câncer cervical.

Entre as ações desenvolvidas, estavam:

1. Palestras Educativas: A enfermeira da unidade Ana Meire ministrou palestra elucidativa sobre o câncer de colo do útero, abordando temas como fatores de risco, métodos de prevenção, importância do exame de Papanicolau e vacinação contra o HPV.

2. Consultas e Exames Preventivos: Durante o evento, foram oferecidos consultas médicas e exames preventivos de forma gratuita, possibilitando às mulheres o acesso aos cuidados necessários para a prevenção e detecção precoce do câncer cervical.

3. Orientação e Aconselhamento: A enfermeira esteve disponível para oferecer orientação individualizada e aconselhamento às mulheres, esclarecendo dúvidas, fornecendo suporte e incentivando a adoção de hábitos saudáveis.

Essa ação de saúde realizada na UBS Deoclécio Pereira Sobrinho, no bairro São Jorge, durante o Março Lilás, não apenas contribuiu para aumentar a conscientização sobre o câncer de colo do útero, mas também demonstrou o compromisso da unidade de saúde em fornecer serviços abrangentes e de qualidade para a comunidade local.

A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais na luta contra o câncer cervical, e iniciativas como essa desempenham um papel crucial na promoção da saúde e no bem-estar das mulheres.

A prevenção é a melhor forma de se tratar qualquer doença e a Secretaria de Saúde promoveu, ao longo de todo mês de março, ações de conscientização sobre o tema nas Unidades Básicas de Saúde do nosso município.


Deixe seu comentário