Bastidores da notícia

Prefeitura de Medeiros Neto divulga últimos resultados de análise da água do rio Itanhém e faz nova visita a Nova Lídice

03/12/2023 - 10h01Por: ASCOM/PMN

A Prefeitura de Medeiros Neto, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, informa à população que recebeu o resultado das últimas análises da amostra de água coletada no trecho do Rio Itanhém atravessa Nova Lídice. A equipe também realizou nova visita ao distrito.

As coletas foram feitas após o recebimento de denúncia de mortandade de peixes e coloração esverdeada dessa água, o que deixou gerou preocupação entre moradores da região e autoridades.

Os laudos apontaram a presença de um grande número de cianobactérias, caracterizando uma floração de Cylindrospermopsis sp.

As causas das florações dessas bactérias fotossintetizantes, estão relacionadas a um crescente enriquecimento artificial do ecossistema aquático (eutrofização), geralmente causado por uma série de fatores, como:

1) lançamento de esgoto in natura,

2) fertilizantes na agricultura,

3) destruição da mata ciliar,

4) elevação da temperatura, secas prolongadas e

5) grandes captações de água ao longo do rio.

Tudo isso favorece a multiplicação excessiva das cianobactérias, que formam uma camada verde na superfície da água, impedindo a penetração da luz solar e a realização de fotossíntese.

Entre os efeitos, está também a diminuição da quantidade de oxigênio dissolvido, o que provoca a mortandade de peixes.

Conforme a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), a água fornecida aos moradores da área urbana, após o tratamento, está dentro dos padrões de potabilidade para o consumo humano.

ATUALIZAÇÃO

A Secretaria de Meio Ambiente de Medeiros Neto informa ainda que realizou nova vistoria na região do distrito de Nova Lídice.

Na ocasião, foi observado que a coloração da água já retornou à normalidade e não foi verificada a presença de peixes mortos.

A equipe, a curto prazo, continuará monitorando o resultado de novos testes realizados pela Embasa e também tem intensificado os trabalhos de recomposição de nascentes e matas ciliares ao longo de trechos do rio Itanhém.

Grandes usuários de água têm sido solicitados que promovam a redução das vazões de captação neste período de longa estiagem e diminuição da lâmina d’água do rio Itanhém.

Ações a longo prazo também estão sendo definidas, destacando que o cuidado com a natureza deve ser um esforço entre Poder Público, o setor particular e a comunidade em geral.


Deixe seu comentário