seguro
Prefeito Abade visita o Mercado Municipal
![]() |
Conferindo a qualidade dos serviços prestado à população e, em especial, aos comerciantes de hortifrutigranjeiros, o prefeito de Porto Seguro, Gilberto Abade, visitou o Mercado Municipal Pedro Abade, no último sábado, 12 de maio. Na ocasião, o prefeito conversou com os feirantes e fregueses, recebendo o carinho do povo, agradecido pela construção do prédio, que abriga 72 boxes e conta com dois restaurantes e banheiros.
![]() |
O feirante Eduardo Pereira Costa disse que o local antigamente era “pura lama”, que as pessoas trabalhavam expostas ao sol forte, chuvas, lixo, doenças e que Abade não apenas cumpriu a sua palavra ao prometer a obra, como também demonstrou coragem ao desagradar alguns segmentos para realizar as transformações necessárias ao desenvolvimento do município, como foi o caso da remoção da antiga “Feirinha”. “Ele não faz obra pela metade e cumpre tudo que promete. Brigo por Abade e falo isso abertamente, porque fez o que os outros nunca tiveram coragem de fazer, como foi o caso da retirada da favela no centro da cidade, onde o tráfico de drogas havia se instalado. Ele também pagou os aluguéis dos moradores e mais tarde deu casas para eles. Sou testemunha disso porque tenho parentes e amigos que moravam lá”, declarou.
![]() |
“A Ferinha era uma imundície. Aquilo fedia e incomodava a todos que passavam por ali”, frisou Eduardo.
![]() |
Magnólia Conceição da Silva, que também trabalha no Mercado, considerou que foi a melhor obra da atual gestão municipal. “Foi uma coisa maravilhosa que Abade construiu. Ele é um ótimo prefeito. Nós não temos do que reclamar”, afirmou.
Espaço para atividades culturais
O administrador do mercado, Jorge Luiz Moreira, declarou que sempre que o gestor visita o local é muito bem recebido pelos comerciantes, clientes e funcionários, uma vez que existe o reconhecimento pela edificação, que oferece conforto e segurança. “As mulheres que trabalhavam na antiga feira ficavam horas sem poder fazer suas necessidades fisiológicas, por não terem um banheiro disponível, adquirindo com isso infecções urinárias. Hoje, temos aqui banheiros limpos e cheirosos”, ressaltando que o mercado está sendo reestruturado no que tange aos boxes e que os restaurantes funcionam de segunda a sábado, servindo almoço e jantar.
Jorge destacou que o local ainda é utilizado para fins culturais, tendo em vista que é um ponto de venda antecipada dos ingressos da campanha “Vá ao teatro e me leve junto” e também oferece espaço para atividades como a capoeira e a Mini Escola de Artes Plásticas, da Associação de Artesãos.
Dignidade para os trabalhadores
Para o prefeito, as pessoas que viviam há mais de 30 anos na lama e expostas às intempéries e falta de higiene agora podem comercializar suas frutas e hortaliças num ambiente digno. Ele enfatizou que, no tocante à Feirinha, os adversários distorceram os fatos em virtude de picuinhas políticas. “Eles não falam que 22 pessoas morreram assassinadas naquele local. Uma mulher que vivia lá e que perdeu três filhos mortos por envolvimento com o tráfico me agradeceu por mudar aquela realidade”, complementando que a Praça da Bíblia, construída no local da Feirinha, possui pista de Cooper, aparelhos de ginástica e personal trainers para atender a todos os cidadãos.
![]() |
No mesmo dia, o prefeito se encontrou com o governador Jaques Wagner, no Aeroporto de Porto Seguro. Segundo Abade, o governador confirmou a sua presença na inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro Baianão e da Base Comunitária de Segurança, na mesma localidade.