Geral
Prado/ Cumuruxatiba: Posto de Saúde da Família se encontra sem enfermeira
O Programa de Saúde da Família (PSF) do distrito de Cumuruxatiba está sem enfermeira, de acordo com relatos da comunidade local. A enfermeira é uma profissional indispensável para o bom funcionamento da unidade de saúde, uma vez que é ela quem coordena os trabalhos em um posto de saúde, bem como coordena o trabalho dos agentes de saúde, além de realizar ao atendimentos de enfermagem.
Informações dão conta que a enfermeira do posto teria sido demitida há cerca de três meses. A prefeitura designou outra profissional para a unidade que logo depois foi transferida para a sede do município. Segundo informou o odontólogo do PSF Ricardo Nogueira, a enfermeira foi transferida há cerca de dois a três meses. Para substituí-la veio para seu lugar outra enfermeira que trabalhava no Posto de Saúde do distrito do Guarani, o que dificultava a vinda dessa nova enfermeira para o posto de Cumuruxatiba. Essa enfermeira também foi transferida para a sede do município, e o posto mais uma vez ficou sem enfermeira.
O secretário de Saúde do Prado garantiu que até o final do mês estaria mandando uma nova enfermeira para o posto de Cumuruxatiba. Ainda de acordo com o dentista Ricardo Nogueira, é difícil manter um profissional de nível superior na área de saúde na região devido à localização geográfica pelo acesso difícil da estrada, e principalmente nessa área onde se tem muita oferta de trabalho, inclusive com propostas mais interessantes.
Chegou a faltar material para atendimento médico e odontológico, o que chegou a prejudicar o atendimento. “O posto passou por um período bastante difícil, onde a Secretaria de Saúde passa por problemas administrativos herdados da gestão anterior, que deixou o município inadimplente, sem poder realizar convênios com o governo estadual e federal. Isso já foi resolvido e a notícia que a gente tem é que tudo vai ser normalizado”, contou Ricardo.
Outro lado
Segundo informou Antônio Carlos secretário de saúde, a enfermeira foi transferida por motivo de saúde, e durante este período a secretaria procurou outra profissional que pudesse morara em Cumuruxatiba, essa profissional já foi encontrada, será contratada e na próxima semana já estará trabalho.
“A falta de insumos e matérias para o atendimento foi provocado pela ma gestão dos recursos no final da administração passada, o que causou a impossibilidade de realizar convênios pela atual gestão, este fato também já foi resolvido, já fizemos as licitações e todo os matérias necessários ao bom funcionamentos dos PSFs já foram comprados, ” informou o secretário.
Oportunidades de emprego:
Deixe seu comentário
Infraestrutura
Prefeitura implanta rede de drenagem no bairro Ouro Verde