Geral

Prado: 112º Aniversário de emancipação Política

31/07/2008 - 18h40Por: 6

Nesta sexta-feira e sábado (01-02/08), a cidade do Prado-Ba estará realizando eventos em comemoração ao 112º Aniversário de Emancipação Política do Município, que é uma das mais antigas do extremo-sul baiano, sua história é muito rica com influências nos demais municípios que a circunda; seus 84 km de lindas praias com águas mornas, iniciando ao Sul com o Balneário Guaratiba, passando pelas praias da Barra, Coqueiral, Centro, Novo Prado, lagoa Pequena e Lagoa Grande. Seguindo ao Norte, praias do Farol, Amendoeiras, Paixão, Tororão, Riacho das Ostras, Japara Grande e Mirim, Dois Irmãos, Cumuruxatiba, Ponta do Moreira, Barra do Cahy e Corumbau, Todas emolduradas por falésias multicoloridas, riachos e lagoas. 

A cultura Pradenses é outro destaque deste município com pouco mais de 30 mil habitantes, o folclore é rico e mantém suas tradições. Entalhe em madeira, artesanatos com casca de coco, argila, cipó e outros, fazem de Prado um grande difusor da arte e cultura popular.
 
Nas temporadas de verão a cidade enche de visitantes em busca de paz, tranqüilidade e eventos diversos que fazem à alegria de todos.
 
O rio Jucuruçu, imponente em meio ao manguezal preservado, leva os visitantes ao delírio no passeio entre os veios do mangue onde é possível avistar os caranguejos, guaiamus, aratus e tantas outras espécies que lá habitam.
 
Para os adeptos à prática de mergulho tem incríveis recifes de corais, onde destacamos Timbebas, Guaratibas, Pataxós e Itacolomis.
 
Entre os meses de julho a novembro, as baleias Jubartes migram para região do banco dos Abrolhos a fim de acasalar, parir e amamentar seus filhotes. Prado oferece passeios qualificados para o avistamento destes magníficos animais. Os passeios partem da sede e do distrito de Cumuruxatiba, rico na história, pois foi na Barra do Rio Cahy onde os descobridores portugueses avistaram aquele “monte alto e redondo”. “Então lançaram âncora, desembarcaram e ali fizerem contato com aqueles homens pardos e nus com os corpos pintados de vermelho”. Foi então descoberto o BRASIL.
 
A cidade oferece grande estrutura hoteleira e gastronomia rica e diversificada.
 
Convidamos você a conhecer esta terra paradisíaca no cantinho da Bahia, onde nosso povo o aguarda de braços abertos.
 
          Prado teve origem numa aldeia de índios descendentes dos Aimorés que se estabeleceram antes do ano de 1.755 na margem norte do Rio Jucuruçu, próximo à beira-mar.
 
          Foi à aldeia de Jucuruçu, elevada à categoria de Vila, por Carta Régia de 03 de março de 1755, sendo vice-rei D. Luiz Peregrino de Carvalho Menezes de Ataíde, 10º Conde de Atougia, que criou também o município com o nome de Prado.
 
          Em 12 de dezembro de 1764 deu-se a inauguração da Vila pelo ouvidor da comarca e capitania de Porto Seguro, Desembargador Tomé Couceiro de Abreu, sendo seu escrivão José da Costa e Silva Pinto.
 
          Nesse ato, o mesmo Juiz determinou os limites do município criado. Ao norte – o Rio Corumbau e ao sul – o Rio Itanhém. Não tratou dos limites a leste e a oeste, porque naturalmente deveriam ser o Oceano Atlântico e os próprios da capitania, respectivamente.
 
          Em 12 de dezembro de 1722, foi o município desmembrado com a criação de Alcobaça ficando seus limites meridionais numa linha reta de leste a oeste, que começava na Ponta de Guaratiba. A paróquia, criada em 20 de outubro de 1795, é dedicada a Nossa Senhora da Purificação. Os primeiros portugueses, entre eles Ignácio Marcial, haviam trazido para vigário da freguesia o padre José Lopes Ferreira.
 
Por causa da comemoração do 112º aniversário de Prado, a Secretaria de Educação está a desenvolver durante toda esta semana atividades sócio-culturais nas escolas municipais, com gincanas sobre a história Pradenses, apresentações de teatro, contos e piadas, e apresentação de grupos de capoeira.
 
Confira abaixo, a programação dos dois dias de festas que serão realizados na Praça de Eventos, no palco central:
 
Sexta-Feira – 01/08: Programação Gospel com as Bandas: Átrios, Mais de Deus, Ministério de Louvor IDE.
 
 
Sábado – 02/08: Vixe Mainha, Arte Bamba, Toa Toa e Garanhões do Forró.
 
Vá para comemorar esta importante data para todo o extremo-sul baiano com o povo de Prado, com muita alegria, responsabilidade e muito amor no coração e no bolso, “use camisinha”, informa a secretaria de saúde de Prado. E “se beber não dirija”, adverte o CIRETRAN.
 
 
Por: Sulbahianews / Fotos Marcelo Meijia

Deixe seu comentário