Bahia
Porto Seguro: Projeto piloto de agricultura contempla Roça do Povo
Quintal Produtivo. Esse é o nome do projeto inaugurado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Integração Regional, no dia 3 de setembro, com a presença do secretário Edmon Lucas.
A Roça do Povo foi a primeira a ser contemplada. Representantes das 112 famílias, integrantes da Associação Unida da Roça do Povo, fundada há cinco anos, participaram de cinco de dias de curso sobre agricultura familiar, manejo, além de receber kit de irrigação para aguar as hortas e a implantação de um aviário. O projeto será implantado em outras localidades, como em assentamentos do MST e na comunidade de Mangabeira.
O presidente da Associação, Oswaldo Inocêncio, diz que a Secretaria Municipal de Agricultura se tornou um elo entre a união e o governo estadual. “Precisávamos desse apoio para poder enriquecer nosso cultivo de hortifrutigranjeiros aqui, com suporte técnico e tecnologia”, comemora o presidente, seguro de que a produção desses pequenos agricultores tende a crescer nesse ano.
A engenheira agrônoma, Elenilda Braga, conta que o projeto piloto consiste em um modelo integrado de agricultura. “O excremento da galinha será usado como adubo orgânico, enquanto que os ovos serão destinados à alimentação da comunidade, já o excedente será vendido”, explica, acrescentando que as verduras que não estiverem boas para consumo, serão usadas para a alimentação das galinhas.
O secretário de Agricultura e Pesca, Geraldo Couto diz que a Secretaria Municipal de Agricultura busca seguir as diretrizes do plano de governo do Prefeito Gilberto Abade, que prioriza os pequenos agricultores, como forma de enriquecer as culturas desenvolvidas na região e valorizar o homem do campo.
O secretário de Desenvolvimento e Integração Regional, Edmon Lucas, esteve na comunidade, acompanhando todas as atividades da implantação dessa experiência, que tem a geração de renda e a sustentabilidade como seus principais pilares. “Essa é a dimensão que o governador Jaques Wagner quer dar a quem sempre foi excluído. Estamos ajudando no processo de desenvolvimento econômico e na qualidade de vida da comunidade, levando tecnologia, apoio técnico, propiciando oportunidade de que conheçam o que há de mais moderno no segmento”, declarou.
Durante o evento, um relatório com demandas da agricultura local foi entregue ao secretário pela associação. Plantio de árvores frutíferas e almoço, com direito a galinha caipira e feijoada, além de cantigas nordestinas e trocas de experiências compuseram o dia, que para as famílias da Roça do Povo será recordado com muita alegria. Estiveram presentes ainda o vice-prefeito Miguel Ballejo, agricultorores e lideranças comunitárias.
Oportunidades de emprego:
Deixe seu comentário
Infraestrutura
Prefeitura implanta rede de drenagem no bairro Ouro Verde