Aproximadamente 30 veículos de comunicação da região compareceram ontem ao hotel Shalimar, localizado na orla de Porto Seguro, para participar da primeira entrevista coletiva do prefeito eleito de Porto Seguro, concedida depois do resultado das eleições 2008.
Gilberto Pereira abade, disputou a eleição pela coligação Frente Popular Porto seguro Novo, formada pelos partidos PDT / PSL / PTC / PRP / DEM / PT do B / PSDC / PSC / PR / PSDB / PTN / PRTB / PPS / PRB além do próprio PSB partido do prefeito eleito e venceu as eleições com 18.959 votos (37,81%), contra 16.558 votos (33,02%), do seu principal oponente, o Cristiano Caíres do PMDB, substituto do ex-prefeito Ubaldino Junior que retirou sua candidatura em virtude de problemas com a justiça eleitoral.
Participaram também da coletiva o vice-prefeito reeleito Miguel Balejo e o vereador eleito Evaí Fonseca do PRP. Os jornalistas perguntaram sobre todos os assuntos relacionados à administração e o prefeito eleito respondeu todas as perguntas, entretanto, sobre o processo de transição e a escolha dos integrantes do primeiro escalão de sua administração, Abade informou que só vai pensar sobre isso a partir de 1º de Novembro.
Durante a entrevista Gilberto Abade reafirmou o compromisso de construir o Centro Administrativo de Porto Seguro onde estarão funcionando a sede do Poder Executivo (Palácio Municipal) com todas as suas secretarias ladeando a prefeitura.
Um momento inusitado da entrevista foi quando uma profissional perguntou ao prefeito eleito se ele iria apoiar os eventos direcionados ao público GLS (Gays, Lésbicas e Simpatizantes) de Porto Seguro. Como evangélico que é, Abade afirmou que não incentiva esse tipo de festa, mas também não vai proibir, vai respeitar.
Durante a coletiva, Abade falou sobre vários assuntos:
O prefeito eleito fez questão de eximir o governador de qualquer responsabilidade quanto a situação caótica em que se encontra a Segurança Pública em Porto Seguro. Ele defendeu que os dois anos do governo Wagner não foram suficientes para que Porto Seguro recebesse os investimentos oriundos do estado tendo em vista que Wagner encontrou o estado completamente sucateado e precisou investir pesado na infra-estrutura do estado que ficou, segundo ele, durante 40 anos nas mãos do grupo comandado pelo ex-senador Antonio Carlos Magalhães, “essa situação em que se encontra a segurança pública não foi criada por Wagner, mas foi herdada do ex-governador ligado a ACM”, argumentou Abade, acrescentando que o governo do estado teve que investir em saúde, no social e na educação. Ele afirmou que a comunidade ainda não pode cobrar do governo nesse momento, somente no final do mandato, mas disse que como prefeito quer participar do projeto de segurança pública para o município; Abade afirmou que vai reestruturar a guarda municipal que poderá auxiliar a Polícia Militar;
Abade afirmou que já levou o turismo local ao ápice quando foi presidente da ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis). “Nós vamos preparar a cidade, cuidar da cidade, cuidar de nossa orla, cuidar do patrimônio histórico, criar projetos culturais, vamos construir o teatro municipal e o palácio das artes de Porto Seguro para que nós possamos trazer atrações, trazer bienal do livro, trazer peças, shows e festivais para agregar ao Turismo”, enfatizou. Acrescentando que também vai investir na divulgação do destino Porto Seguro, Nacional e Internacionalmente, como ele fez quando presidente da ABIH. Ainda sobre o Turismo, Abade acrescentou que pretende levar a dança, cultura, culinária e música locais a vários lugares do Brasil e do Exterior com o objetivo de mostrar aos potenciais turistas o quê que Porto Seguro tem. Neste contesto afirmou que nas feiras, ele irá levar também os índios que vivem na região de Porto Seguro.
Gilberto Abade informou que já para o início do seu mandato, vai realizar um Super Reveillon de 2008 para 2009 com a participação da BAHIATURSA e do Governo do Estado da Bahia. Gilberto Abade aproveitou a oportunidade para expor seus planos para o carnaval de Porto Seguro, adiantando que pretende implantar na Terra Máter do Brasil o carnaval antecipado, “quem quiser fazer carnaval prolongado esteja á vontade, mas a Prefeitura de Porto Seguro vai fazer o Carnaval Antecipado na Passarela do Álcool, uma semana antes do carnaval de Salvador com todas as atrações de peso”, falou entusiasmado.
Outro evento que terá a atenção do governo portosegurense é a festa junina, que ele também pretende antecipar, “em Eunápolis foi criado o Pedrão que comemora o dia de São Pedro e aqui em Porto Seguro vamos criar o Tonhão que vai comemorar o dia de Santo Antonio”, disse.
Questionado sobre o aeroporto de Porto Seguro que precisa ser ampliado, ele afirmou que já existe um projeto de ampliação do aeroporto e que deve começar no ano que vem. Abade concluiu o assunto Turismo afirmando que a Secretaria de Turismo será uma das mais fortes de sua administração, “iremos dotar a Secretaria de Turismo de pessoas técnicas, capacitadas, iremos fazer um planejamento estratégico nessa área, vamos ouvir os empresários e os especialistas em Turismo”, concluiu.
Infra-estrutura de Transportes
Indagado sobre a solução para os corriqueiros congestionamentos que acontecem no período da alta temporada. Ele afirmou que uma das opções para diminuir o gargalo e desafogar o tráfego de veículos, principalmente do trecho Orla-Centro a partir do Hotel Arcobaleno, é a rua do telégrafo que precisa ser pavimentada e ele vai pedir ao Governador que faça essa obra, bem como recuperar o acostamento da BR-367 no trecho da orla de Porto Seguro.
Geração de empregos e renda
O Prefeito eleito afirmou que vai buscar indústrias não poluentes para Porto Seguro dando incentivos fiscais e tornando a implantação atraente para os empresários. Ele afirmou também que vai incentivar o artesanato local e o trabalho dos pequenos e médios produtores. Abade fez questão de ressaltar a qualidade do artesanato de Porto seguro, citando inclusive que já encontrou peças do artesanato produzido em Arraial D’Ájuda sendo comercializadas na Suíça. Abade também informou que vai fortalecer a agricultura de subsistência e cria ar um cinturão verde em Porto seguro, concluiu Abade.
Informou que vai criar Sub-Prefeituras nos principais Distritos e Povoados, disponibilizando aos moradores dessas localidades todos os serviços burocráticos oferecidos pela Prefeitura, “com a criação das sub-prefeituras os cidadãos não vão precisar sair de suas localidades para virem a Prefeitura de Porto Seguro”, informou.
O atual vice-prefeito, reeleito, Miguel Balejo, ao fazer uso da palavra fez considerações sobre a situação em que se encontra a Prefeitura Municipal de Porto Seguro no âmbito contábil. O Vice-Prefeito afirmou que o Prefeito eleito terá todas as condições para realizar uma boa administração porque vai pegar a máquina completamente saneada e com suas contas em dia, muito diferente da realidade enfrentada pelo atual prefeito Jânio Natal, que recebeu a prefeitura do seu antecessor, Ubaldino Júnior, com um rombo de aproximadamente 30 Milhões de reais.
Quem também falou a imprensa foi a irmã do prefeito a Jornalista Marlene Abade, que explanou sobre uma nova relação entre o poder publico municipal com a imprensa local, nacional e internacional, “nos vamos valorizar todos os veículos sérios da nossa região e do país, trabalharemos com todos com a valorização desses profissionais e na divulgação do destino Porto seguro, ressaltou Marlene.
Abade encerrou a coletiva agradecendo a imprensa e perdoando os profissionais que segundo ele não foram coerentes durante o processo eleitoral.
Por: Nilson Chaves / Foto Pereira
Oportunidades de emprego: