Para que serve bebidas e alimentos termogênicos? Emagrecimento?
Alguns alimentos e componentes de bebidas podem ter o efeito termogênico e auxiliaram na queima de gordura e no emagrecimento, saiba quais são.

Atualmente a busca por um corpo mais saudável, belo e forte vem sendo umas das principais causas da procura por exercícios físicos. Foi-se o tempo em que tais atividades eram praticadas apenas por atletas que visavam performance, tornando normal a presença de pessoas de todas as faixas etárias em locais específicos para tais práticas (academias, quadras poliesportivas etc.) ou até mesmo em ambientes alternativos (ruas, parques, etc.).
Os suplementos alimentares são produtos destinados a complementar o conteúdo de energia, proteínas, carboidratos gorduras, vitaminas, minerais e fibras da dieta, dependendo das necessidades individuais, as justificativas para o uso de suplementos alimentares são pautadas na necessidade de suprir as necessidades nutricionais induzidas por uma dieta inadequada ou para sustentar o aumento da necessidade energética e de nutrientes essenciais promovido pelo treinamento físico e para melhorar a performance. (BACURAL, 2001)
O que acontece hoje é o comprometimento da saúde por meio do esporte de forma inadequada e, na maioria das vezes, sem orientação profissional. Existem pessoas que tomam suplementos alimentares para que, em pouco tempo, tenham a musculatura toda definida e acham que isso é saudável. (BARRETO, 2003)
O que são alimentos termogênicos?
De acordo com a nutricionista Daniela Cyrulin, de São Paulo, quanto mais difícil for a digestão do alimento, maior será o seu poder termogênico. A nutricionista funcional Luciana Harfenist, do Rio de Janeiro, explica: “As substâncias termogênicas contidas em certos alimentos têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura. A termogênese é um processo regulado pelo sistema nervoso e interferências neste sistema podem ajudar no controle de emagrecimento e obesidade”.

Entretanto, alguns alimentos proporcionam uma aceleração na queima de calorias, o que favorece, em muito, o emagrecimento. A termogênica contida em alguns tipos de alimentos é um processo de captação de calorias, em que as transforma em energia de maneira mais rápida. Quando isso acontece, o organismo tem de procurar energia em outros locais, como na reserva calórica que já temos as gordurinhas. O processo termogênico constitui em um aumento do metabolismo, processando a energia, que chega ao nosso corpo através dos alimentos, de maneira mais rápida.
Como identificar um bom termogênico?
Os melhores termogênicos devem ter, em sua composição, compostos que inibam o apetite, auxiliem o transporte de gorduras para dentro da mitocôndrias das células. As mitocôndrias degradaram as gorduras, transformando-as em energia corporal. Além de acelerar o metabolismo e transformar a reserva em energia, também auxilia ao corpo na disseminação de líquidos que, muitas vezes, acumulamos.
Termogênicos mais usados
Alguns dos compostos termogênicos mais procurados para auxiliar no emagrecimento são naturais, porém existem aqueles produzidos em laboratório. Os produtos naturais mais utilizados são:
Ômega 3: Encontrado na carne de peixes como salmão, bacalhau, sardinha, etc, esse composto aumenta o metabolismo e elimina o excesso de líquidos. Além disso, revigora o organismo, dando mais energia. Ele também possui propriedades que auxiliam o sistema imunológico e o cardiovascular. O Ômega 3 pode ser encontrado, além de nas carnes de peixes, também no óleo de prímula, azeite extra-virgem e na semente de linhaça.
Gengibre: Essa planta aumenta o metabolismo em até 20% e pode ser consumido em forma de chá, cru, como tempero de carnes, ou batido no liquidificados com frutas.
Canela: Retirada da parte interna da casca de troncos, a canela é muito consumida em forma de chá, polvilhada em sopas ou em frutas, como banana.
Pimentões e Pimenta vermelha: Aumenta a circulação sanguínea, além de melhorar a digestão. Pode ser consumida com saladas e pratos quentes.
Café: Com as propriedades advindas da cafeína, há um grande aumento da temperatura corporal, auxiliando na queima de caloria. Deve ser tomado moderadamente.
Óleo de coco: O novo queridinho das dietas, o óleo ou a pasta de coco tem triglicerídeos que, depois de entrarem no organismo, são transportados para o fígado, não sendo armazenados como reserva. Assim, eles corroboram para a diminuição da gordura corporal e emagrecem. Pode ser consumido como óleo vegetal para fazer alimentos.
Vinagre de maça: Usado no tempero de saladas, auxilia no tratamento de distúrbios metabólicos, ajuda o fígado na desintoxicação do organismo, além de contribuir na digestão de alimentos ricos em gordura. Os ácidos encontrados no vinagre também são responsáveis por matarem as bactérias que se encontram em nosso aparelho digestivo.
Outros alimentos que também tem propriedades termogênicas:
- Condimentos como o alho, cominho e a semente de mostarda;
- Verduras como os brócolis, acelga, couve-flor, couve de bruxelas, rúcula e espina;
- Frutas como a laranja, limão e kiwi;
- Chás como chá verde, chá mate e hortelã.
Produtos termogênicos industrializados também podem ser encontrados no mercado. Guaraná em pó ou em cápsula é o mais vendido. Entre outros produtos, existem o Oxyelite PRO (USP Lab), Hydroxycut Hardcore (MuscleTech®), o Lipo Cut (Arnold Nutrition), Lipo 6 da Nutrex, entre outros. Estes produtos são vendidos em farmácias ou em casas especializadas em suplementos.
Caso tenha interesse, nesse artigo aqui dos Termogênicos falamos mais sobre esses produtos e nesse outro sobre os melhores termogênicos do mercado.
O consumo de termogênicos somente surtirá efeito se for acompanhado de exercícios físicos diários e de uma alimentação moderada e balanceada.
Efeitos Colaterais das bebidas e alimentos termogênicos
Todos os produtos listados acima devem ser consumidos somente sob supervisão médica. O excesso deles pode trazer vários efeitos nocivos à saúde. Quem tem problemas com hipertireóidismo não pode consumir nenhum tipo de termogênico, pois o metabolismo, que já é acelerado devido à disfunção, pode prejudicar à saúde.
O consumo de termogênicos em exagero pode elevar a pressão arterial e a frequência cardíaca, ocasionando palpitações, insônia, tremores, enxaquecas, náuseas, ansiedade, entre outros. Portanto, antes de adicionar algum desses alimentos a sua dieta, consulte seu médico e vá ao nutricionista. Estes profissionais poderão mostrar a maneira correta de utilizar tais produtos, tirando total proveito de seus efeitos.
https://www.facebook.com/maxsuel.alves.7
Instagram: @maxsuel_alvespersonal
REFERÊNCIAS
- http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galeias/13320-conheca-sete-alimentos-termogenicos-que-te-ajudam-a-emagrecer
- http://www.efdeportes.com/efd190/utilizacao-de-suplementos-alimentares-em-academias.htm
- http://www.efdeportes.com/efd154/o-uso-de-recursos-ergogenicos-nas-academias.htm
- http://www.treinomestre.com.br/bebidas-e-alimentos-termogenicos/
Oportunidades de emprego:

#PersoCarrasco
Maxsuel Alves é professor de educação física formado pela Faculdade Pitágoras – Teixeira de Freitas, pós graduando em Musculação e Treinamento de Força. Atua como treinador pessoal e com consultoria online para treinamento. Também é redator na área da saúde, treinamento físico e qualidade de vida. fb.com/maxsuel.alves.7 / @maxsuel_alvespersonal / Snap : persocarrasco
Veja mais textos