Entenda

Olha o golpe: Veja como bandidos estão enganando teixeirenses na internet

11/07/2019 - 16h27Por: Sulbahianews/Siara Oliveira

Golpes na internet não são uma novidade, no entanto, muitas pessoas ainda são enganadas por cibercriminosos todos os dias. Por falta de informação ou distração, internautas são vítimas de esquemas que podem roubar desde informações pessoais até dados bancários.

Divulgação de falsas campanhas ou promessas gratuitas são divulgadas de forma rotineira e em Teixeira de Freitas, algumas delas costumam enganar internautas com bastante frequência.

Coisas de Graça

Na última semana, por exemplo, um golpe que prometia CNH gratuita foi divulgado por centenas de internautas em  redes sociais da cidade. Apesar da recente propagação do anúncio, o golpe é antigo sendo usado no mundo virtual pelo terceiro ano consecutivo mesmo após esclarecimentos do Detran, que negou as informações.

Outro golpe muito comum é o do kit de presentes do O Boticário. Este atrai mulheres não apenas de Teixeira, mas de diversos locais do Brasil. A promessa é sempre a mesma, o golpista cria um site, onde induz o internauta a responder algumas perguntas pessoais e depois compartilhar o link do anúncio.

Comoção

Pedidos de doação de sangue ou de ajuda financeira para alguém muito doente, especialmente crianças, comovem pessoas caridosas. Por conta do apelo emocional, muitos internautas chegaram a comparecer no Hemoba com objetivo de fazer a doação de sangue.

Falsas vagas de emprego

Por falar em dinheiro, com o grande número de desempregados na cidade, muita gente age de má fé para aplicar um dos golpes com maior quantidade de vítimas. Como já foi divulgado pelo Sulbahianews algumas vezes, a falsa promessa de emprego põe em risco a vida financeira de muitas pessoas que estão precisando de dinheiro.

Nele, o suposto recrutador oferece vagas ou cursos preparatórios para uma determinada área. A oportunidade é única e é preciso agir rápido para não perder a chance, mas há uma condição: pagar uma taxa.

A necessidade de voltar ao mercado de trabalho falando mais alto e a vítima acaba convencida, o valor pedido é pago e o suposto empregador desaparece com os valores.

Dados pessoais na internet

Outro risco de fornecer dados para cadastro de emprego ou cursos, é que, uma vez que você preenche o cadastro, o suposto recrutador pode usá-los para falsificar boletos bancários e enviá-los para o e-mail cadastrado.

Como não cair em um golpe

Quando você já caiu no golpe, o primeiro passo é procurar a polícia para fazer um boletim de ocorrência. Pelo Marco Civil da Internet, é possível encontrar o IP do criminoso e tentar descobrir a origem do golpe.

IP é um número que identifica de computadores conectados na rede, funciona como um RG ou um CPF para as máquinas. A partir desse registro, pode ser possível responsabilizar alguém por um crime digital, mas não é simples.

O crime cometido por quem aplica golpes pela internet ou por aplicativos de celular pode ser enquadrado como estelionato, artigo 171.

E para se proteger é recomendável evitar campanhas divulgadas na internet e em caso de alguma empresa específica, acesse o site oficial da empresa anunciada ou faça contato por telefone. Em casos de doenças, faça uma pesquisa com o nome informado no site, tente contato com a unidade hospitalar de sua cidade e veja se há algum paciente com este nome.


Deixe seu comentário