3 dias de escalada: Mila Lopes é a primeira mulher a chegar ao cume do Monte Pescoço em Itamaraju

Um dos principais cartões postais do extremo sul baiano, o Monte Pescoço, em Itamaraju, recebeu novamente a visita de montanhistas ansiosos para explorar os seus encantos, que vêm despertando curiosidade em quem passa pela região.

Com o apoio logístico do Gads (Grupo de Apoio ao Desenvolvimento Social), uma equipe formada por seis atletas escalou o monte, que mede aproximadamente 600 metros de altitude, entre os dias 28 de setembro e 1 de outubro.

Com o grupo, e ao lado do marido Rafael Vendramini, Mila Lopes Baia, foi a primeira mulher a chegar ao cume do Monte Pescoço, uma das formações rochosas mais icônicas da Costa das Baleias.
Com reconhecimento internacional como exímio escalador e corredor de montanhas, Eduardo Mazza (Formiga), afirmou que o Monte Pescoço é um atrativo para a prática desportista e do ecoturismo.

Participaram também da aventura, os escaladores Deusdato Cotrim (Guga), Guido Mintz e Matheus Sguilaro, que posaram no cume do monte e ficaram impressionados com a paisagem ao seu redor.
Responsável pela recepção aos montanhistas, ao lado da presidente do Gads, Ninha Garcia e da voluntária Gel Pires, o diretor da ONG Vinícius Borges, classificou como a “aventura” que serviu para despertar o interesse a visitações ao Monte Pescoço e a outros pontos turísticos de Itamaraju.

Recentemente, o paraquedista carioca Gabriel Lott e o capixaba Caio Afeto, realizaram com sucesso o primeiro voo de wingsuit no Monte Pescoço.