Veja

Morte de peixes no Rio Itanhém preocupa autoridades ambientais

21/11/2023 - 15h58Por: Liberdadenews

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Medeiros Neto recebeu uma denúncia na manhã do domingo, 19 de novembro, sobre a possível contaminação do Rio Itanhém, nas proximidades do distrito de Nova Lídice. Segundo a denúncia, um motivo ainda não identificado estaria causando a morte de peixes no rio.

A redação do Liberdade News conversou com o secretário municipal de Meio Ambiente, Andres Sullivan Ribeiro, que relatou as medidas que estão sendo tomadas para investigar e resolver o problema. Ele disse que, desde as primeiras horas do domingo, a secretaria, em parceria com a Vigilância Sanitária e o INEMA (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), está coletando amostras da água e dos peixes mortos para análise.

O secretário afirmou que é muito prematuro apontar culpados, pois só terão certeza da causa do evento após os resultados das análises. Ele também levantou a hipótese de que o fenômeno possa ter origem natural, agravado pelas condições climáticas da região, que vem sofrendo com a longa estiagem e as altas temperaturas neste mês de novembro.

“O nível do rio está muito baixo e, consequentemente, a temperatura da água aumenta, diminuindo a oxigenação e podendo promover a proliferação de cianobactérias, que são micro-organismos que podem liberar toxinas nocivas aos peixes”, explicou o secretário.

Ele disse ainda que, segundo técnicos do INEMA, eventos parecidos têm ocorrido recentemente em outros locais no estado da Bahia. Ele se comprometeu a manter a população informada à medida que tiver novas informações.

A Prefeitura Municipal de Medeiros Neto e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente agradecem a compreensão de todos e pedem que, caso alguém tenha alguma informação relevante sobre o caso, entre em contato com os órgãos competentes.


Deixe seu comentário