Veja

Medicina Veterinária e Rede CUNIs: prefeito Beto Pinto recepciona reitora da UFSB em visita inédita a Medeiros Neto

06/10/2023 - 16h32Por: SulbahiaNews/Ascom

O sonho de uma instituição pública federal de ensino superior está ainda mais perto de se tornar realidade em Medeiros Neto, graças aos esforços do prefeito Beto Pinto.

Pela primeira vez, a reitora Joana Angélica, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), fez uma visita a Medeiros Neto. O assunto foi a implantação de cursos superiores no município.

O prefeito Beto Pinto recepcionou a dirigente máxima da instituição na manhã desta sexta-feira, 06 de outubro, ao lado do secretário de Educação, Rildo Alves Fonseca, a secretária de Assistência Social, Lana Pinto, e outras autoridades. O encontro foi nas instalações do Cetep de Medeiros Neto, antiga escola agrícola.

A pauta principal do diálogo entre o prefeito e a reitora foi a implantação do curso de Medicina Veterinária em Medeiros Neto. Ambos já haviam conversado sobre o assunto em Itabuna, sede da reitoria, ocasião em que a visita ao município foi combinada.

“Nós somos uma região pujante no agronegócio e precisamos do acolhimento do Governo Federal na educação para isso. A professora Joana veio com total sensibilidade de ouvir a gente, estudar nossa realidade e com certeza faremos uma grande aliança”, disse Beto.

Em Medeiros Neto, foi confirmado o intuito de que Prefeitura e UFSB levantem os trâmites necessários para que esse sonho se torne realidade, dado o potencial regional ligado ao curso.

Para a reitora Joana Angélica, “vir a Medeiros Neto é pensar como a gente pode expandir os nossos cursos, que tenham o interesse da região. Para nós, é extremamente importante”, disse.

Ensino superior através da Rede CUNIs

A curto prazo, Medeiros Neto passará a fazer parte da Rede de Colégios Universitários (CUNIs), o que significa que os estudantes de escolas públicas da cidade e da região poderão ingressar na UFSB, em qualquer dos cursos superiores disponíveis, estudando no município.

A previsão é de que a oferta comece já no ano que vem. Os prazos serão divulgados, sendo o Enem a principal porta de entrada.

Cursos da UFSB

Na UFSB, o estudante pode fazer diferentes cursos interdisciplinares e ingressar em formações específicas, como: Psicologia, Medicina, Engenharia Civil, Biomedicina, entre outros.


Deixe seu comentário