Operação
policial

Marques Henrique morre em confronto com a polícia em Prado; ação conjunta cumpriu mandados contra grupo criminoso

23/07/2025 - 17h19Por: Sulbahianews

Ação conjunta cumpre mandados de prisão e de busca apreensão contra grupo criminoso em Prado

Na manhã desta quarta-feira, 23 de julho, por volta das 5h20, foi deflagrada em Prado, uma ação conjunta entre a Polícia Civil (Delegacia Territorial de Prado e 8ª COORPIN) e a Polícia Militar (88ª CIPM – PETO), com o objetivo de cumprir três mandados de prisão temporária e mandados de busca e apreensão expedidos pela Comarca de Prado no curso de investigações sobre a atuação de um grupo criminoso voltado ao tráfico de drogas e à associação para o tráfico.

Na ação foram cumpridos dois mandados de prisão temporária, uma prisão em flagrante por tráfico de drogas e mandados busca e apreensão contra suspeitos vinculados ao grupo. Uma das prisões temporárias cumpridas tinham como alvo o suspeito, de 19 anos, no bairro Alameda dos Atlânticos. No local, os policiais apreenderam celulares, balanças de precisão, um caderno de anotações com registros da atividade do tráfico, relógio, cordões e documentos diversos. Ainda nessa diligência, também foi preso temporariamente um homem de 29 anos.

A prisão em flagrante ocorreu contra um suspeito de 25 anos, por tráfico de drogas e posse irregular de munições de arma de fogo. Durante as buscas em sua residência, foram encontrados 111 gramas de maconha, cinco munições deflagradas de calibre .38, uma cartela vazia da mesma munição, além de um celular. A prisão foi ratificada pela autoridade policial e comunicada ao Judiciário.

Durante tentativa de cumprimento de um dos mandados de prisão temporária, no bairro São Brás, em Prado, uma equipe da Polícia Militar foi recebida a tiros por Marques Henrique Santos de Azevedo, de 25 anos. Diante da injusta agressão, os policiais reagiram e Marques acabou sendo atingido. Ele foi socorrido até a UPA da cidade, onde foi constatado o óbito. No imóvel, além da arma utilizada por Marques (revólver calibre .38), foram apreendidos quatro tabletes de maconha prensada totalizando aproximadamente 2,6 kg, 07 munições intactas calibre .357, 03 munições deflagradas calibre .38, uma balança de precisão e um aparelho celular.

A ação integrada entre as polícias estaduais é desdobramento das investigações iniciadas através do Inquérito Policial nº 22868/2025, instaurado pela Delegacia Territorial de Prado, visando desarticular grupo criminoso voltado para a prática de tráfico de drogas na região e que é suspeito de participação em homicídios recentes ocorridos naquela cidade.