Máfia do INSS: Ex-auditor-fiscal acusado de movimentar mais de R$ 500 milhões em propina é preso em Mucuri

O ex-auditor-fiscal Arnaldo Augusto Pereira, de 58 anos, foi preso na manhã desta quarta-feira, 15 de outubro, no bairro Jardim Atlântico, em Mucuri. A ação foi resultado de uma operação conjunta do serviço de inteligência da Polícia Militar dos estados de São Paulo, Bahia e Espírito Santo, com apoio do GEDEC – Grupo de Atuação Especial de Repressão aos Delitos Econômicos do Ministério Público de São Paulo, e do GAECO – Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas do Ministério Público da Bahia.
Arnaldo Augusto Pereira foi condenado a 18 anos de prisão por participação na chamada “máfia do ISS”, esquema de corrupção que operou na Prefeitura de São Paulo entre 2007 e 2013, movimentando mais de R$ 500 milhões em propinas. Ele já ocupou os cargos de subsecretário municipal de Arrecadação da Prefeitura de São Paulo e secretário municipal de Planejamento da Prefeitura de Santo André (SP).
De acordo com informações da Polícia Militar, o foragido foi abordado na Rua Linguado, quando conduzia uma Volkswagen Amarok, de placa FHA1B99. Contra ele havia um mandado de prisão preventiva expedido pela 12ª Vara Criminal da Comarca de São Paulo, nos autos nº 1012967-36.2025.8.26.0050, por crimes previstos no artigo 1º da Lei 9.613/98 (lavagem de dinheiro) e artigo 316 do Código Penal (concussão).
Durante a abordagem, os agentes encontraram entre os pertences do suspeito uma carteira de identidade falsa em nome de Anderson Sales Porto. Segundo a polícia, o documento não chegou a ser apresentado nem utilizado no momento da prisão, mas será alvo de investigação em inquérito policial próprio.
Após a formalização da prisão na Delegacia Territorial de Mucuri, o detido foi encaminhado à carceragem da 8ª COORPIN, em Teixeira de Freitas, onde permanecerá à disposição da Justiça de São Paulo.