Liderança indígena Pataxó é baleada durante conflito em área rural de Prado
Uma liderança indígena da etnia Pataxó foi baleada na tarde de quarta-feira, 1º de outubro, na Aldeia Kaí, localizada no distrito de Cumuruxatiba, zona rural de Prado, no extremo sul da Bahia. Outro jovem indígena também ficou ferido após ser atingido por estilhaços.
De acordo com a Polícia Civil, o caso ocorreu após um grupo de indígenas se reunir na Fazenda Paraíso, por volta das 17h40, e se deslocar até a Fazenda Pero Vaz. Foi nesse momento que, segundo relatos, homens armados teriam efetuado disparos contra os indígenas.
A liderança foi atingida no ombro, enquanto o jovem sofreu ferimentos leves na testa. Testemunhas afirmaram que os atiradores fugiram em dois veículos em direção a uma área de mata, mas até o momento não foram localizados.
As vítimas receberam os primeiros socorros ainda durante o trajeto até a sede do município, quando foram encontradas por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Posteriormente, foram encaminhadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Prado e reguladas ao Hospital Estadual Costa das Baleias, em Teixeira de Freitas. Elas receberam alta médica na madrugada desta quinta-feira, 2.
Diante do episódio, a Força Nacional foi acionada e permanece na região para reforçar a segurança e colaborar com as investigações. A autoria e a motivação do ataque seguem sendo apuradas pela polícia.