Educação

História e desafios da formação em Pedagogia pautam conferência no IV Encontro do Curso da UNEB

20/11/2025 - 15h08Por:

Na terceira noite do IV Encontro do Curso de Pedagogia do Departamento de Educação do Campus X da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), integrado ao VI Encontro de Egressos, realizado na noite desta quarta-feira, 19 de novembro, cuja temática central foi Educação, Memória e Formações, ocorreu a conferência “Diálogos Intergeracionais sobre o Período de Implantação da Educação Superior Pública Estadual e os Desafios na Formação em Pedagogia como Projeto de Transformação Social no Extremo Sul da Bahia”. A atividade foi conduzida pelas professoras aposentadas Marli Nery da Silva, Maria Mavanier Assis Siquara e Enelita de Sousa Freitas, sob mediação da professora Helânia Thomazine Porto.


A professora Mestre Marli Nery da Silva, ex-diretora e ex-coordenadora do Colegiado do Curso de Pedagogia, apresentou uma cronologia das políticas públicas que possibilitaram a implantação da UNEB no Extremo Sul da Bahia, retomando o período em que Teixeira de Freitas ainda estava vinculado aos municípios de Caravelas e Alcobaça, na década de 1980. Em sua fala, destacou a lista de reitores(as) da Universidade, de diretores(as) do Departamento e as sucessivas reconfigurações do Curso de Pedagogia ao longo de seus 33 anos de existência.


A professora Mestre Maria Mavanier Assis Siquara, que também exerceu os cargos de diretora e vice-diretora do Departamento, apresentou uma análise crítica das dificuldades enfrentadas pelo coletivo docente no processo de implantação do ensino superior público em Teixeira de Freitas. Destacou ainda as insurgências protagonizadas pelos(as) educadores(as) do Departamento de Educação diante das ingerências e truculências do Estado, sublinhando a relevância da mobilização coletiva em defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade.


A professora Mestre Enelita de Sousa Freitas retomou aspectos históricos e políticos que marcaram tanto a implantação quanto a consolidação do Departamento de Educação, ressaltando sua participação nesse processo como professora de Letras. Ao ocupar cargos como o de Diretora e Chefe de Departamento, contribuiu diretamente para a criação e organização do Curso de Pedagogia.


De forma brilhante e sensível, as três professoras apresentaram, por meio de diálogos intergeracionais, elementos históricos e políticos que marcaram a implantação da educação superior pública estadual no Extremo Sul da Bahia, destacando os desafios da formação em Pedagogia enquanto projeto comprometido com a transformação social.