Homenagem

História de força e perseverança: após 27 anos de serviço, Sub Ten Jamildo entra para reserva

Fotos: Arquivo Pessoal

17/01/2020 - 09h29Por: SulbahiaNews/Siara Oliveira

Com a frase “missão cumprida” o guerreiro subtenente do 18º Grupamento de Bombeiros Militar, Jamildo Vilas Boas, encerrou nesta quinta-feira, 16 de janeiro, um ciclo de 27 anos de bons serviços prestados à sociedade baiana como bombeiro militar.

Nascido em Salvador, Jamildo é de família humilde, morador das Palafitas da Ribeira, o bombeiro tinha ainda outros seis irmãos, filho do carpinteiro Manoel e da feirante Antônia. Ele cresceu com um sonho no coração: Ser bombeiro e ajudar muita gente.

Em 1991 Serviu no Exército Brasileiro na Companhia de guarda local, onde aprendeu os primeiros passos para ser militar, ao término do serviço militar obrigatório foi aprovado no concurso para soldados bombeiros em 1992, quando ingressou no primeiro Grupamento de Busca e Salvamento integrando o Pelotão de Guarda Vidas.

Em 1997 ele foi promovido à graduação de Cabo e serviu por dois anos na operação gêmeos da PMBA.

No ano de 2000 retornou ao Corpo de Bombeiros reassumindo a sua função de guarda vidas no Grupamento Marítimo, atividade que exerceu com maestria e paixão.

Em 2002 foi promovido à graduação de Sargento e em 2007 foi transferido para o 3° Pelotão do 6° GBM em Teixeira de Freitas, hoje 18° GBM.

Em Teixeira de Freitas, o então Sargento ‘Jamildão’ potencializou a sua missão como bombeiro, não só atuando nas diversas ocorrências como desenvolvendo interação comunitária executando projetos como ‘O bombeiro na escola’, que em 2012 alcançou o terceiro lugar no prêmio Servidor Cidadão e a Escola de Prevenção que em oito anos capacitou mais de 6 mil jovens e adultos em primeiros socorros e combate a incêndios básicos.

Militante da paz e da alegria também atuou como professor no Colégio da Polícia Militar e em cursos técnicos da região.

Além de bombeiro e professor, Jamildo é um cristão convicto desenvolvendo a missão de pastor evangélico em congregações da região.

Pai de quatro filhos, Henrique, Lucas, Ester e Sara, e esposo de Thais Vilas Boas, o bombeiro demonstra imenso orgulho quando se refere à família, declarando que é a única riqueza que possui.

Muito querido na comunidade o “professor Jamildão ” é uma verdadeira inspiração para a população teixeirense.

Promovido à graduação de subtenente no ano de 2018, ele alcançou o tempo para ser transferido para a reserva remunerada em julho de 2019, fato que se concretizou no dia 16 de janeiro de 2020.

A respeito da sua passagem para a reserva ele declara, “é o cumprimento de uma etapa importante na minha vida, a missão continua, o sonho prossegue, um dia um garotinho pobre ousou sonhar com a profissão mais bela do mundo e esse sonho se tornou realidade, e aquele garoto se tornou um bombeiro e hoje vive a semear esse sonho no coração de muita gente”.

Para Jamildo, a missão continua mesmo guardando o uniforme e pendurando o coturno, ser bombeiro está entranhado em sua natureza. “Sigo em frente e que venham os próximos desafios”

Deixando um legado importante no Extremo Sul e em toda a Bahia, o subtenente, professor, pastor Jamildo Vilas Boas dedicou a Deus tudo o que conquistou até aqui.

Aplaudido pelos demais companheiros e de joelhos sob uma neblina de água, ele orou a Deus nesta quinta-feira, 16, e se despediu da sua ” família”  do 18° GBM retornando ao seio da sua família que aguardou com expectativa esse dia.


Deixe seu comentário