Origem de guaratinga

Guaratinga é uma cidade ligada aos primórdios

12/03/2013 - 16h27Por: Sulbahianews/Ascom

Guaratinga é uma cidade ligada aos primórdios do Brasil. Pertenceu à Capitania de Porto Seguro, criada pela Carta Régia de 27 de maio de 1534. A cidade teve origem dentro de uma fazenda de propriedade de pioneiros que tinham como tradição econômica a criação de gado e a agricultura era de subsistência. O que era produzido era comercializado em Porto Seguro, há 118 km de distância, e o transporte era feito em tropas, já que não havia estradas nem veículos que servisse a cidade, exceto em emergências, que eram usados aviões de pequeno porte. Em 1953 foi elevada a categoria de distrito, subordinada a Porto Seguro, quando, então, passou a ser denominada de Guaratinga, que na língua Tupi significa “Garça Branca”.

No dia 31 de agosto de 1961, por força da lei nº 1.466, foi emancipada de Porto Seguro, passando à categoria de município. A partir, aproximadamente, da década de 40, o cacau começou a ser introduzido na sua agricultura, o que viria, já na década de 80, ser a força da sua economia até a chegada da praga “vassoura de bruxa” nos idos 2000.

Produtora de eucaliptos com a chegada da Veracel na região a partir de 1990, também possui grandes plantações de café, mandioca e mamão. Na década de 90 deu-se início à exploração mineral de granito, sendo extraídos granitos de qualidades em potencial encontradas no Brasil. E, inclusive, uma qualidade do granito verde, existente, descoberto apenas em Guaratinga e no sul da Itália. Antes já era explorado na forma de paralelepípedos, os quais foram fornecidos para pavimentação de várias cidades do Extremo Sul do Estado da Bahia, e possui mais de 15 variedades de granito "Pedras Ornamentais", com cerca de três mineradoras, embargadas judicialmente, que extraiam o granito da região, transportando para o Porto de Vitória/ES, e exportando para Itália, Espanha, EUA e outros países do mundo.

 Atualmente, destaca em sua economia a criação de gado de corte e leite por grandes e pequenos produtores rurais. É o 3º maior produtor de novilho precoce do Estado da Bahia, com mais de 160 mil cabeças de bovinos precoce da região.

 A população do município é estimada em 21.978 habitantes (dados IBGE 2010), dos quais, aproximadamente, 13.000 vivem na sede. A cidade é composta de pessoas humildes e hospitaleiras, acreditando na simplicidade como a atitude das almas sinceras. O acesso a Guaratinga é feito pela rodovia asfaltada BA-989, sendo em Itabela, no km 755 da BR-101 o trevo de acesso, num percurso de 28 km. Para quem tenha necessidade de viajar de avião, o aeroporto mais próximo de Guaratinga é o de Porto Seguro, a 118 km de distância. O Porto Naval mais próximo é o de Ilhéus a cerca de 300 km de distância.

Além da sede existe o distrito de Buranhém, já próximo à divisa com o Estado de Minas Gerais. Possui quatro povoados: São João do Sul, Monte Alegre, Cajuíta e Barra Nova. É um município que tem grandes potenciais turísticos não explorados, sendo o seu relevo montanhoso, com paisagens de rara beleza, além de pequenos riachos e cachoeiras encantadoras.

 O turismo de Guaratinga se dá por causa das belezas naturais, como o conjunto arquitetônico de granito que circunda o município, sendo mais destacada a "Pedra do Oratório", uma pedra de grandes proporções com enorme gruta a cerca de 500 m de altitude do mar, onde possui uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, padroeira local. Também é o local exato para quem gosta de praticar esportes radicais como rapel, trilhas, “rafting”, “treking” e paraquedismo. Além dessas belezas, existem outras cachoeiras que só podem ser visitadas através de pequenas viagens por estradas de terra, ótimas para aventuras de jipes e carros tração 4 x 4, além dos amantes do motocross. 

O esporte de Guaratinga tem muita tradição na região do Extremo Sul da Bahia, onde existem diversas associações esportivas que se reúnem para os tradicionais babas (peladas de futebol), utilizando as áreas disponíveis da Prefeitura (campo de futebol do Kalezão e a quadra coberta de futsal). A cidade não tem estádio próprio, apenas um projeto que não foi adiante. A Liga Esportiva encontra-se desativada por questões políticas e pessoais. Existem apenas duas quadras poliesportivas cobertas, uma em construção final no Morro Horizonte, e outra funcionando no centro da cidade, próxima a rodoviária que foi inaugurada em 23/2/2008 pelo então prefeito Ezequias Viana, como forma de incentivar o basquetebol, handebol, voleibol e futsal aos moradores da região. A forte seleção do handebol masculino de Guaratinga foi campeã na 4º Edição da Copa Prado de Handebol 2012, Extremo Sul baiano, após vencer por 18 a 15 a seleção de Itabuna, depois de ter superado Itajuípe/BA, Pinheiros/ES, Teófilo Otoni/MG (semifinal) e na grande final a seleção de Itabuna/BA. Em 2012, ganhou, praticamente, quase todas as competições das quais participou. 

Hoje, o Poder Executivo do Município é exercido por Kenoel Viana (PV), jovem advogado, apaixonado pelas questões esportivas, sociais e ambientais. Por isso, é muito importante a implantação do Projeto Esportivo e Social Baianos Bons de Bola (BBB), conforme o Plano de Trabalho 2013 a 2017 (quinquenal), a seguir detalhado, que tem tudo para dar certo, em prol da população urbana e rural dessa cidade.


Deixe seu comentário