Funcionários são flagrados furtando cimento de obra do IFBA

Cinco funcionários foram identificados como suspeitos de furtar, de forma contínua, materiais de construção da obra do Instituto Federal da Bahia (IFBA), em Santo Estêvão. O prejuízo estimado ultrapassa os R$ 27 mil.
De acordo com a Polícia Civil, os furtos vinham ocorrendo há cerca de dois meses, sempre à noite, após o encerramento do expediente no canteiro de obras. Os suspeitos retiravam entre 10 e 15 sacos de cimento por dia, totalizando entre 600 e 900 sacos furtados. Além do cimento, estruturas de ferro também foram levadas.
As investigações começaram após a empresa responsável pela construção da nova unidade do IFBA registrar o desaparecimento recorrente de materiais. Diante da denúncia, agentes do Setor de Investigação (SI) da Delegacia Territorial de Santo Estêvão passaram a monitorar estrategicamente o local e conseguiram flagrar a ação dos suspeitos.
Em depoimento, os envolvidos confessaram parcialmente os crimes e alegaram que os materiais eram vendidos a diferentes compradores. Parte do material foi recuperada e devolvida à construtora.
Os homens foram indiciados por furto qualificado, com agravantes por abuso de confiança e por atuação em grupo. Eles irão responder ao processo em liberdade. A Polícia Civil segue com as investigações para identificar os receptadores dos produtos furtados. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que os suspeitos realizam o transporte irregular do cimento, reforçando as evidências colhidas pela polícia.