Inverno

Frio: pessoas em situação de rua sofrem com baixas temperaturas em Teixeira

11/07/2019 - 10h19Por: Sulbahianews/Siara Oliveira

A temperatura caiu em Teixeira de Freitas nestes últimos dias e os termômetros registraram 16º C nesta madrugada, acompanhado de uma forte neblina.

Quem mais sofre com baixa temperatura são as pessoas em situação de rua. Debaixo de coberturas de lojas e árvores, eles tentam refúgio enquanto esperam pelo raiar do sol.

No entanto, a situação não é muito diferente durante o dia, quando o município também registra baixas temperaturas, provocadas pela massa polar que trouxe ar frio para todo o Brasil.

Ao redor deles, nas proximidades da praça da Bíblia e Terminal Rodoviário, onde se concentra um maior número de desabrigados, o tráfego de pessoas é intenso e poucas as que se compadecem e param para oferecer ajuda.

Esse é o relato de um morador de rua que preferiu não se identificar. Aos 36 anos, ele já cumpriu pena em um presídio e sem voltar para casa em outra cidade, ele vive em Teixeira, onde não é reconhecido pelos moradores.

Esse também é o dilema do senhor Sidnei, que veio de Vitória em busca de emprego. Em Teixeira, após perder o emprego e não ter condições de pagar o aluguel, ele se entregou à bebida alcoólica para enfrentar a solidão e saudade dos filhos.

Sidnei abandonou tudo em sua cidade natal e não tem condições e esperança de voltar para lá um dia.

A realidade dos desabrigados chamou a atenção de um grupo de Leigos, que compõe a Pastoral. Há 12 anos, eles oferecem ajuda com alimentos e agasalhos, acolhimento para os que querem se libertar de algum vício e ser confortado espiritualmente.

Mas, para que este trabalho continue sendo feito no município, a população precisa colaborar com alimentos e roupas. As entregas podem ser feitas na Casa das Irmãs da Fraternidade, ou por meio de um contato por telefone e um voluntário pode recolher no local. O contato é o (73) 3292-1786, ou 9 9900-2315.


Deixe seu comentário