Veja

Turismo pujante: 15º Festival Gastronômico de Prado ganha força com Sebrae e prefeitura e dobra número de participantes com expansão territorial

01/10/2021 - 11h24Por: SulbahiaNews

O 15º Festival Gastronômico e Cultural de Prado foi oficialmente aberto durante o cerimonial realizado na noite desta quinta-feira, 30 de setembro, na Rita Maria Eventos.

A edição 2021 do evento, de 1º a 17 de outubro, é uma realização conjunta da Aprhope – Associação Pradense de Restaurantes, Hotéis, Operadoras, Pousadas e Estabelecimentos Comerciais, Sebrae e prefeitura de Prado, através da secretaria municipal de Turismo, Cultura e Esporte, com correalização do SENAC, e tem como tema “Pé na Areia e Sabor de Mar”, uma homenagem às belezas do litoral e os sabores marcantes da culinária local.

Além da beleza natural em tons aquarelares das praias e vegetação, o festival chega em meio à primavera, trazendo o colorido dos pratos atrativos, coroados com a receptividade tão característica dos baianos.

Marco Aurélio Zocrato, presidente da Aprhope, destacou a importância da realização conjunta da 15ª edição alcançando 84 km de praia, “o evento se transformou, e isso só foi possível pela realização conjunta”, comentou Zocrato.

Através da parceria com Sebrae e prefeitura, o festival deste ano conta, além de Prado (sede), com participação de estabelecimentos de Guaratiba, Cumumuruxatiba e Corumbau. Uma importante expansão territorial para um evento, que de acordo com Alex Brito, gerente regional do Sebrae, é uma ação geradora de fluxo turístico e incremento da economia, não apenas no setor gastrônomo, mas em outros setores, movimentando toda cadeia do desenvolvimento local, como rede hoteleira, agricultura familiar, dentre outros.

Alex também ressaltou o pioneirismo de Prado na região diante da realização do Festival Gastronômico. Brito lembrou das edições anteriores e o crescimento do evento a cada ano, impulsionando o setor gastronômico não apenas em Prado, servindo como referência para a implantação do festival no calendário de eventos de cidades vizinhas.

Iracema Ribeiro, secretária de Turismo, Cultura e Esporte, adiantou que Prado já conta com 100% de ocupação da rede hoteleira e celebrou a parceria junto ao Sebrae e Aprhope, fortalecendo ainda mais o festival.

A edição 2021 em Prado saltou de 30 para 72 estabelecimentos participantes. São mais de 90 pratos disputando o prêmio nas categorias, Prato Principal, Petisco, Sobremesa, Drink e Lanche.

Ricardo Salum, sócio-proprietário do Armazém Restaurante, não escondeu a expectativa da movimentação turística para este ano e parabenizou todos os participantes pelo engajamento na fomentação do festival.

Com unidades em Prado (sede) e Corumbau, o Armazém Restaurante, que é vencedor de edições anteriores, concorre nas categorias Prato Principal e Drink.

A unidade Prado (sede), apresenta o prato “Terra e Mar” – Rigatone ao molho de ragu de polvo com linguiça de cordeiro, molho de tomate artesanal, azeitona preta e abobrinha, finalizado com raspas de limão siciliano, farofa crocante e aioli.

E o drink “Bokwâdxê” – Batida de coco com vodka, leite condensado e água de coco.

A unidade Corumbau do Armazém Restaurante elaborou o “Baião de Três” – Baião recheado com camarão, frutos do mar regado com bisque, finalizado com aioli, pimenta de cheiro, farofa de amendoim e crispy de queijo coalho. Além do “Bokwâdxê” na categoria Drink

Diferente dos anos anteriores, quando a avaliação do prato era 70% técnica, a edição 2021 terá avaliação 100% popular por clientes de várias partes do país que desembarcam na cidade para desfrutarem do melhor da gastronomia.

O evento proporciona capacitações online e presencial ministradas pelo Sebrae e Senac, além de ações na área de marketing para os pratos inscritos, contribuindo para uma melhor experiência do cliente.

Na abertura desta quinta-feira, os professores, Farias – instrutor de Hotelaria do Senac e o Pedro Sobral – instrutor gastronômico, comandaram a Cozinha Show na preparação do Ceviche de Ariacó Fresco, um peixe local.

Bastante satisfeito com a abertura, o prefeito Gilvan Santos, vê boas expectativas no festival. O chefe do executivo municipal destaca que a realização conjunta é resultado de uma visão que busca investir no potencial de Prado para alavancar o turismo e o desenvolvimento econômico do município através da geração de emprego e renda.

“Prado tem um potencial muito grande, e que estava esquecido. Nós agora temos a oportunidade de trabalhar para colocá-lo em posição de destaque no cenário nacional”, comentou.

Prado possui 84 km de praias, as riquezas provenientes do mar e do solo litorâneo não só garantem a subsistência de milhares de pessoas e estabelecimentos, como também moldam sua cultura e os sabores nascidos a partir dela. O Festival Pé na Areia e Sabor de Mar é uma forma de celebrar toda essa diversidade.

Galeria de fotos

ver todas (62)

Deixe seu comentário