Conheça

Fatos Históricos: o córrego Lava Pés e origem do Tancredo Neves em Teixeira

01/02/2020 - 14h00Por: Sulbahianews/Siara Oliveira

Na década de 70 e 80, o povoado, hoje município de Teixeira de Freitas, e apesar da densa vegetação, já caminhava para o desenvolvimento.

Naquela época, existia um córrego, onde as famílias que vinham para a zona rural, principalmente de Rancho Alegre, precisavam atravessar para chegar até o povoado.

Antes do córrego, havia uma vegetação de samambaia, que deixava os pés empoeirados, e ao atravessarem o córrego, os mais velhos pediam, “lavem os pés”. Isso se repetia com tanta frequência, que a população passou a chamar o córrego de Lava Pés.

Esse córrego ficava nas imediações de onde hoje é chamado bairro Tancredo Neves. Na época, as festas eram constantes, e os músicos usavam sanfonas, tamborim, pandeiro e reco-reco para animar os moradores.

Em 15 de novembro de 1984, foi realizado o plebiscito onde os moradores dos dois lados, Alcobaça e Caravelas, expressaram o desejo de emancipação e não depender mais das cidades-sedes.

No ano seguinte, houve uma eleição para prefeito e disputaram o cargo Francistônio Pinto e Timóteo Alves de Brito.

Em janeiro de 1986, Timóteo foi empossado prefeito da cidade recém-emancipada, na primeira sessão da Câmara, realizada no Clube Jacarandá. Nesta época, o povoado já contava com 50 mil habitantes.

Neste mesmo ano, Timóteo nomeou a região do Córrego Lava Pés, de bairro Tancredo Neves, em homenagem ao ex-primeiro-ministro do Brasil, que morreu em 21 de abril de 1985, em São Paulo.

Moradores relatam que com a morte do presidente eleito, Tancredo Neves, que não chegou a tomar posse, causou muita comoção no país, e muitos políticos quiseram homenageá-lo de alguma forma, e Timóteo escolheu dar o seu nome a um dos bairros da cidade.


Deixe seu comentário
Coluna
Fatos Históricos

Domingos Cajueiro Correia, de 65 anos, é o primeiro policial rodoviário a se formar no município. Ele faz parte de uma família que leva consigo a história de Teixeira de Freitas, desde quando era um pequeno povoado até a sua criação, e que contribuiu para o desenvolvimento do município. Hoje, além de atuar nas rodovias, ele dedica seu tempo para contar relatos narrados por seus familiares. Aproveitem este espaço que vai mostrar curiosidades que muitos teixeirenses desconhecem.

Veja mais textos