Confira

Exposição “meTRAVErso” do artista Dominic Tomi, traz uma reflexão sobre os corpos e espiritualidade

02/02/2023 - 14h13Por: SulbahiaNews/Bell Kojima

A exposição “meTRAVErso” do artista Dominic Tomi, traz uma reflexão sobre os corpos, neste contexto ele diz que sua espiritualidade não limita seu corpo e seu corpo não limita sua ancestralidade e, que, através da arte, vem retomar a sacralidade em corpos transancestres. Esse trabalho tem cunho social, artístico e pessoal.

“Sou corpo que pare a si mesmo e a si nomeia, transviado, emViado, sacramentado!”, acrescenta Dominic.

Em todas as histórias da criação, existe a criação dos gêneros: homem e mulher. Mas como foi criada a travesti? Como seria a história da criação contada a partir do corpo transcestral? Você sabe onde nascem nossos corpos?

Essas são reflexões que você encontrará nessa exposição e na arte do artista que, nesse ciclo, se nomeia Dominic Tomi, vulgo ‘Arievilo’, ‘Ari’, vulgo ‘Coisa Nenhuma’, que foi inserido no contexto artístico desde muito cedo, um ser sensível e cheio de amor pela arte. É um corpo preto, de 25 anos, nem homem, nem mulher, transgresor de sistemas de opressões, um corpo transviado, se identifica como não binário.

Licenciado em artes na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), faz parte do Núcleo de Estudo em Dissidências Sexuais (Nudes). Emaranhado em várias linguagens artísticas, é artista plástico, áudio visual, compositor, artesão e sua função como humano na terra é solvente e coagula da madeira.

Ari tem suas raízes de ancestralidade junto ao povo Tupinambá. É idealizador da Patuá acessórios ecológicos e serviços em marcenaria. A Patuá tem um serviço sensível alinhado à espiritualidade, com uma estética baseada no aforismo, “um serviço que me faz enxergar sempre mais sobre o que me transforma”.

Também é idealizador do Portfólio Trans baiano (Potransba), onde reúne e mapeia artistas trans do Extremo Sul baiano. Sua missão é reverberar a transmutação dos espaços dentro e fora de si.

“Que o amor nos proteja sempre!” é o desejo do artista.

O “meTRAVErso” acontece na Galeria Motirô a partir desta quinta-feira, 2 de fevereiro, e vai até o dia 5 de março.

Nesta quinta acontecerá uma transmissão ao vivo, às 19h30, através do Instagram Coletivo das Artes – Motirô com o artista Dominic Tomi; a cantora, Renata Freitas; a psicóloga, Eleandra Machado; o artista e social mídia, Htadhirua e a diretora do Motirô, Katia Aslene Dutra.


Deixe seu comentário