Infraestrutura

Entrega histórica: Dr. Marcelo Belitardo inaugura obras de drenagem e pavimentação no entorno do shopping Teixeira Mall

19/12/2023 - 00h35Por: Sulbahianews

Em uma cerimônia festiva realizada nesta segunda-feira, 18 de dezembro, o município de Teixeira de Freitas comemorou a conclusão da obra de drenagem e pavimentação no bairro Alagoas. O evento realizado na Rua Massanori Nagao, em frente ao Shopping Teixeira Mall, contou com a presença do prefeito Dr. Marcelo Belitardo, secretários municipais, representantes do Legislativo, membros da imprensa e a participação ativa da comunidade local.

A iniciativa abrangeu a instalação de uma extensa rede de drenagem, totalizando 1.594 metros lineares, utilizando tubos PEAD. Além disso, foram construídos bueiros celulares para a captação de água pluvial, e a pavimentação foi recuperada, incluindo a estruturação da rede de esgoto em parceria com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).

Ao mesmo tempo, as ruas do bairro foram contempladas com a pavimentação, utilizando o moderno pavimento em piso intertravado. Essa escolha visa garantir durabilidade, facilidade de manutenção e um eficaz escoamento de água, contribuindo significativamente para evitar problemas históricos como enchentes e alagamentos.

A cerimônia teve início com as palavras do padre Edivaldo e do pastor Elson Moraes, destacando a importância da obra para a comunidade. Em clima de celebração, o evento ofereceu diversas atrações, como pipoca, algodão doce, pula-pula, apresentações culturais do Departamento de Cultura e shows das bandas locais Groovaii e Murilo os Garanhões.

Alberto Gonçalves, morador do bairro Alagoas há 50 anos, expressou sua satisfação: “Mesmo com dificuldades, a gestão finalmente entrega uma das maiores obras do Extremo Sul que vai mudar a história de Teixeira de Freitas. Estou muito feliz e honrado”.

O setor lojista também celebrou o feito, como destacou Lucinha Medeiros da Granfinalle, que atua no shopping Teixeira Mall há 21 anos: “dialoguei com as gestões passadas; eram promessas que nunca saíam do papel. Agora, finalmente a obra foi executada e estou muito emocionada”.

Para o secretário de Infraestrutura, Paulo de Souza, a conclusão da obra representa um momento ímpar na história de Teixeira de Freitas, sendo um divisor de águas para o município.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Maxsoely Brito, afirmou que a gestão se mostrou protagonista no progresso, transformando a vida de milhares de pessoas.

“É um dia maravilhoso, histórico, que enche o coração da gente de alegria”, destacou a primeira-dama e secretária de Promoção Social e Cultura, Dra. Penélope Belitardo.

O prefeito Dr. Marcelo Belitardo encerrou a cerimônia destacando a complexidade do projeto e a vontade da gestão em resolvê-lo. Ele expressou sua satisfação com a entrega da obra e reafirmou o compromisso de enfrentar as carências do município, afirmando que a cidade está melhorando a cada dia,“sabíamos da complexidade do projeto mas tínhamos vontade de resolver. Inicialmente, compomos uma equipe competente e eficiente, e todo o corpo profissional da administração se empenhou para fazer dar certo, cumprindo todos os procedimentos legais com transparência. É uma obra para vocês. Teixeira tem outras carências mas estamos aqui com a garra para resolvê-las. A cidade está melhor do que ontem e amanhã estará ainda melhor. É um momento de muita alegria para todos nós”.

A obra de drenagem e pavimentação no bairro Alagoas, inaugurada pelo prefeito Dr. Marcelo Belitardo em Teixeira de Freitas, representa um marco significativo para a população teixeirense. Algumas das principais características e impactos dessa obra incluem:

Melhoria da Infraestrutura Urbana: A conclusão da obra contribui para a melhoria da infraestrutura urbana do município. A instalação de uma extensa rede de drenagem e a pavimentação das ruas, utilizando um pavimento moderno e eficiente, são ações que visam proporcionar um ambiente mais adequado e seguro para os moradores.

Prevenção de Problemas Históricos: A iniciativa aborda questões históricas relacionadas a problemas como enchentes e alagamentos. A implementação da rede de drenagem e a escolha do pavimento intertravado visam evitar transtornos causados por eventos climáticos, proporcionando mais segurança e qualidade de vida para a comunidade.

Participação Ativa da Comunidade: A presença ativa da comunidade local na cerimônia de inauguração destaca o envolvimento e o interesse da população no desenvolvimento e nas melhorias do bairro. A satisfação expressa por moradores, como Alberto Gonçalves, evidencia o impacto positivo percebido pelos beneficiados diretos da obra.

Celebração e Integração: A cerimônia festiva, com a presença de representantes religiosos, autoridades locais, membros da imprensa e a comunidade em geral, destaca a importância atribuída à conclusão dessa obra. A celebração foi marcada por diversas atrações e atividades, reforçando a importância do evento para a integração e o bem-estar da população.

Impacto no Setor Comercial: O setor lojista celebra a conclusão da obra, destacando a concretização de uma promessa há muito aguardada. Isso sugere que as melhorias na infraestrutura também podem impulsionar o desenvolvimento econômico local.

Compromisso da Gestão: A iniciativa ressalta o compromisso da gestão em enfrentar as carências do município. Em resumo, essa obra representa um avanço histórico para Teixeira de Freitas, não apenas em termos de infraestrutura, mas também em termos de qualidade de vida, segurança e desenvolvimento econômico, demonstrando o comprometimento da gestão em atender às necessidades da população.

Galeria de fotos

ver todas (36)

Deixe seu comentário