Luto

Engenheiro civil, Gustavo Henrique Xavier morre aos 22 anos, vítima de mal súbito

24/01/2023 - 10h39Por: RadarNews

O jovem Gustavo Henrique Torres Xavier, de apenas 22 anos, faleceu na madrugada desta terça-feira, 24 de janeiro, em Eunápolis, após sofrer um mal súbito. A morte precoce de Gustavo, que era formado em engenharia civil, surpreendeu familiares e amigos.

O velório acontece a partir das 10h, no Cemitério Campo Santo, localizado no bairro Alto da Boa Vista, e o sepultamento está marcado para às 17h, no mesmo cemitério.

Parada cardíaca

Gustavo passou mal em casa, por volta da 1h30 da madrugada, sendo levado para o Hospital Ames, onde realizou um eletrocardiograma, que não constatou infarto. Cerca de uma hora depois, ele sofreu uma convulsão e entrou em parada cardíaca. Os médicos tentaram reanimá-lo, mas não conseguiram.

Infarto em jovens

Um infarto do miocárdio, também chamado de ataque cardíaco, consiste na morte de parte do músculo do coração. Apesar de ser mais comum em homens acima dos 40 anos e mulheres acima dos 50 anos, devido aos fatores de risco, como colesterol alto, obesidade, pressão alta e diabete, o infarto também pode ocorrer na juventude.

Na população jovem, o ataque cardíaco costuma ser fulminante, surgindo de repente e podendo levar à morte nas primeiras horas após o início dos sintomas. Isso ocorre porque, diferentemente dos idosos, os jovens ainda não desenvolveram a chamada circulação colateral, responsável por irrigar o coração com as artérias coronárias, diminuindo o impacto da falta de circulação no coração.

Os sintomas de infarto em jovens são semelhantes aos que ocorrem com as pessoas mais idosas, porém, podem ser mais intensos. Eles incluem dor no peito irradiando para os braços, suor frio, mal-estar, náuseas e vômitos.

Pessoas com idade abaixo dos 40 anos podem sofrer um infarto devido a alterações genéticas, que causam problemas metabólicos na circulação sanguínea. O risco aumenta quando os jovens têm hipertensão, colesterol alto, sofrem com estresse, obesidade, fumam e são sedentários.


Deixe seu comentário